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"Dicas de Mapas - The Conquerors"
"�s vezes o pessoal pensava que legal seria se
pud�ssemos combater nos mapas em que as civiliza��es existiram, isso
daria ainda mais realidade ao jogo. Pois �, a Ensemble finalmente
atendeu aos pedidos e uma das novas caracter�sticas da expans�o do AoK �
a op��o de Mapas Reais." |
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ARENA
Arena era o local onde guerreiros combatiam contra outros
guerreiros ou animais perigosos, com isso podemos imaginar que esse mapa dever�
ser palco de batalhas sangrentas. Com uma arquitetura muito bem planejada, esse
mapa nos apresenta uma mistura de outros mapas j� conhecidos: Forte (fortress) e
Floresta Negra (Black Forest). O jogador sai com sua base inicial envolta por
muros e floresta (detalhe), iniciando seu desenvolvimento. No centro temos uma
�rea comum a todos, onde encontramos recursos adicionais que dever�o ser
disputados ferozmente por todos.
A diferen�a desse mapa para o Forte e Floresta Negra � que o
jogador n�o tem para onde fugir, se o inimgo come�ar a atacar seus muros, n�o h�
local para se esconder! Isso torna esse tipo de mapa essencialmente ofensivo,
optar por ficar na "seguran�a" de seus muros com certeza ser� assinar seu
atestado de �bito.
ESCANDIN�VIA
O mapa escandinavo ser� aquele que modificar� o estilo de
jogo de quem quiser jogar nele. Simplesmente a tradicional sa�da ovelha -
frutinhas ter� que ser modificada, n�o teremos frutinhas (berries), porque o
mapa � frio e fruta n�o cresce no frio, hehe.
Com isso uma nova forma de jogo ser� desenvolvida, a fonte
inicial de comida ter� que ser escolhida entre ovelha, ca�a ou pesca. Para
compensar esse in�cio com uma dificuldade na obten��o de comida o mapa apresenta
uma maior quantidade de pedra e ouro espalhados pelo mapa.
Como o mapa uma pen�nsula temos uma quantidade de terra
separando dois mares, mares cheios de peixe (salm�es). A pesca ser� importante
aqui. Um item importante � que existem pontos no mapa com �guas congeladas, que
impedem a constru��o mas n�o impedem a progress�o de suas tropas ou das tropas
inimigas.
YUCATAN
Yucatan � um mapa com florestas e campos, sua principal
caracter�stica � a fartura de comida, teremos no in�cio o dobro do usual em
frutas (berries), ovelhas, porcos e perus, isso mesmo, os Conquistadores tem
perus para serem ca�ados! Rios incont�nuos, juntamente com concentra��es de
floresta oferecem algum grau de defesa, mas nada comparado � Floresta Negra. Com
esses dados j� conclu�mos que ser� um mapa muito atrativo para um boom, mas n�o
se esque�a que ele pode favorecer ataques r�pidos devido � grande
disponibilidade de recursos.Dessa forma tudo no in�cio do jogo estar� acelerado
nesse tipo de mapa.
LAGO FANTASMA
O Lago Fantasma (Ghost Lake), como se pode observar �
basicamente um mapa do tipo mediterr�neo, mas que vai se diferenciar
drasticamente desse �ltimo pelo fato de ser um mapa que dificulta em muito o
jogador se fechar com muros. Isso ocorre porque a grande inova��o, as �guas
congeladas, permitir�o que o inimigo desloque suas tropas sobre o gelo,
impedindo dessa forma que o defensor consiga se fechar. Teremos nesse tipo de
mapa jogos francos, de ataques r�pidos, se assemelhando em muito com o mapa
Ar�bia, jogadores que gostavam de Ar�bia com certeza ir�o adorar esse mapa.
MONG�LIA
Uma mapa confuso, seria uma defini��o para esse tipo de mapa.
Mong�lia � um mapa repleto desfiladeiros de disposi��o imprevis�vel. Apesar de
parecer � primeira impress�o ser uma mapa defensivo, isso n�o � verdade.
Justamente por possuir muitos desfiladeiros se fechar com muros n�o � uma tarefa
f�cil e demanda do jogador muito tempo de explora��o na tentativa de fechar
todos os "buracos". Sem contar que as manganelas e arqueiros podem sem problemas
atacar das eleva��es, trazendo problemas para o defensor.
N�MADE
Esse mapa mudar� o estilo de jogo e criar� novas e
interessantes estrat�gias. Acontecer� em um mapa tipo costa (coastal) ou lago
fantasma (ghost lake), s� nesses dois tipos. Voc� inicia com (3-6 pe�es), com
madeira suficiente para construir um centro da cidade, sem batedor (scout) e sem
centro da cidade.
N�o existir� um c�rculo de comida, pedra, madeira e ouro em
volta de seu ponto de in�cio, voc� ter� que explorar o mapa para encontrar o
melhor ponto. Voc� ter� que decidir se o primeiro ponto �til encontrado dever�
ser usado ou n�o. A prop�sito, n�o existir�o lobos nesse tipo de mapa,� claro.
Com isso no in�cio do jogo voc� poder� estar construindo o
seu centro da cidade ao lado do inimigo. Aliados n�o tem dispos���o fixa, no
in�cio ningu�m sabe onde est� o aliado, com isso o uso de sinalizadores (flares)
tende a ser intenso no in�cio do jogo.
In�meras s�o as possibilidades nesse mapa que ter�o que ser
discutidas: construir o centro da cidade imediatamente? Procurar pontos
melhores? Achar seus amigos?
OASIS
Bem, esse tipo de mapa � caracterizado por possuir todas as
�rvores em seu centro, em volta de um lago. Dessa forma podemos fazer algumas
proje��es de como ser�o os jogos nessa situa��o: todos precisam de madeira, logo
todos ter�o que ir peg�-la no centro do mapa, com isso teremos pontos de coleta
da madeira pr�ximos um dos outros, localizar esse ponto do inimigo ser�
fundamental. Ser� um mapa de ataque r�pido com claro objetivo de pegar a fonte
de madeira do oponente.
Dessa forma precisaremos ou atacar primeiro ou se fechar com
muros, o problema � que o inimigo pode vir pelo outro lado. Outra boa op��o
ser�o torres para proteger o ponto de madeira. O centro da cidade � um pouco
distante do ponto de madeira, o que dar� maior emo��o a esse tipo de mapa. Com
certeza estrat�gias especiais surgir�o para ele.
P�NTANO
Esse mapa � um dos grandes novos mapas do TC. A primeira vista � um mapa muito
parecido com Rios (Rivers). Mas fazendo uma an�lise mais detalhada observam-se
algumas diferen�as:
1) A disposi��o dos rios � mais ca�tica;
2) Ao contr�rio de 'rivers' as passagens que comunicam as ilhas n�o s�o
prvis�veis e s�o em maior n�mero;
3) Temos grande quantidade de �guas rasas (shallows) o que reduz o espa�o
dispon�vel para constru��o e tamb�m torna praticamente imposs�vel o jogador se
fechar totalmente;
Tendo em vista essas id�ias, teremos grandes batalhas nesse tipo de mapa, pois �
um mapa vers�til (terra e �gua), com v�rias op��es (ataque em terra, conquista
dos rios com barcos, etc.)
MAPAS REAIS
Desde o j� quase long�quo Age of Empires, o pessoal da
Ensemble Studios vem tentando (e conseguindo) aplicar grande realidade nas
caracter�sticas das civiliza��es que comp�em o jogo.
�s vezes o pessoal pensava que legal seria se pud�ssemos
combater nos mapas em que as civiliza��es existiram, isso daria ainda mais
realidade ao jogo. Pois �, a Ensemble finalmente atendeu aos pedidos e uma das
novas caracter�sticas da expans�o do AoK � a op��o de Mapas Reais, ou seja,
teremos mapas que representam localiza��es geogr�ficas do nosso mundo real.
Temos nessa op��o 10 tipos diferentes de mapas, os mapas
reais n�o mudam nunca a geografia, mas os recursos e a posi��o do jogador sempre
muda de forma aleat�ria, dessa forma os recursos nunca estar�o no mesmo lugar,
ressaltando tamb�m que aliados n�o saem um do lado do outro, o que aumenta as
possibilidades de jogo. Os mapas possuem um tamanho �nico, independente da
quantidade de jogadores. Os mapas dispon�veis s�o: Biz�ncio, Bretanha, Am�rica
do Sul, Fran�a, It�lia, Mar do Jap�o, Oriente M�dio, Texas e Terras N�rdicas.
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