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"Fontes de Comida - Qual a Melhor?"
"Definitivamente, Fish Traps s�o quase sempre
IN�TEIS, exceto em situa��es onde o �nico local seguro � o mar, e n�o
seja poss�vel cultivar fazendas." |
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Ovelhas / Perus |
Simplesmente, as fontes com melhor custo/benef�cio a se utilizar. Produzem
comida de forma f�cil, r�pida e constante, requerendo apenas um ligeiro
micro-gerenciamento para encontrar as ovelhas espalhadas pelo mapa e tamb�m para
posicion�-las de forma produtiva. Seu maior defeito talvez seja o limitado
suprimento de comida.
� por excel�ncia, a melhor fonte de alimento durante o inicio do jogo.
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Atributos:
Taxa de Coleta: 0.330 F/S
(0.408 usando Britons)
�nica fonte de comida voluntariamente m�vel |
Vantagens:
Alta taxa de produ��o
Fonte muito f�cil de utilizar
Produ��o constante de comida
Tempo de caminhada inexistente** - Considerando que voc� posicionou as ovelhas dentro de seu Centro de Cidade. |
Desvantagens:
Requer certo micro-gerenciamento para encontrar ovelhas |
Berries / Frutinhas |
S�o as fontes mais f�ceis de se utilizar. Produzem comida de modo
constante e praticamente sem necessidade de micro-gerenciamento. No
entanto, seu suprimento � limitado, � uma fonte vulner�vel ao efeito "Crowding"
(os pe�es ficam batendo-se uns com os outros quando v�o depositar o
recurso); sendo �s vezes de baixa produtividade. Para diminuir o tempo
de caminhada, geralmente se constr�i um Mill ao lado das berries, um
custo que tamb�m deve ser ponderado.
No jogo, as Berries devem ser utilizadas como segunda ou terceira op��o
como fonte natural de alimento; normalmente antecedendo a constru��o das
fazendas. |
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.310 F/S |
Vantagens:
Fonte muito f�cil de utilizar
Produ��o constante de comida |
Desvantagens:
Geralmente requer um Mill
Produ��o relativamente lenta |
Boars / Javalis |
Boars s�o fontes que produzem muito rapidamente um bom estoque de
alimento. No entanto, Boars possuem um ataque forte, e deve-se ter
aten��o para ca��-los. � muito �til saber "tapear" os porc�es com um
alde�o, atraindo-os para perto de seu Centro/Mill. Fazendo isso, voc�
obt�m a fonte de mais r�pida produ��o de comida do jogo. Outro defeito �
o fato da ca�a produzir comida em pulsos irregulares. o que pode ser
terr�vel caso queira manter uma produ��o constante de alde�es.
Durante um jogo, seu uso � comum logo ap�s o esgotamento das
ovelhas/perus. |
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.408 F/S
(0.610 usando Mongols) |
Vantagens:
Produ��o muito r�pida |
Desvantagens:
Produz de forma inconstante
Ca�ar boars requer aten��o |
Deers / Veados |
Assim como Boars, Deers produzem muito rapidamente um bom estoque de
alimento. Uma desvantagem do veado em rela��o ao porc�o � o fato de voc�
n�o poder facilmente atrair o deer para seu TC/Mill; e tamb�m que as
Deers correm muito ao ver alde�es; defeitos que acabam aumentando o
tempo de caminhada. Outra desvantagem � o fato da ca�a produzir comida
em pulsos irregulares. o que pode ser terr�vel caso queira manter uma
produ��o constante de alde�es.
Durante um jogo, seu uso � comum ap�s o esgotamento das ovelhas/perus, e
mais precisamente ap�s o esgotamento dos porcos. |
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.408 F/S
(0.610 usando Mongols) |
Vantagens:
Produ��o muito r�pida
O Scout pode "espantar" para pr�ximo do TC/Mill. |
Desvantagens:
Produz de forma inconstante
Se espantados, ficam distantes |
Pesca Costeira com Alde�es |
Fonte com alta taxa de coleta e produ��o constante, a pesca com
alde�es tem o grande defeito de ter sua taxa de produ��o arruinada por
longas caminhadas. Devido a isso, � recomendado construir um Mill perto
da costa, para aproveitar melhor essa fonte. Outro defeito; � meio raro
encontrar mais que 3 cardumes costeiros pr�ximos uns dos outros, caso
haja menos que 3 cardumes, n�o vale a pena construir um Mill e sair
pescando. |
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.426 F/S |
Vantagens:
Produ��o muito r�pida
Produz de forma constante |
Desvantagens:
Geralmente requer Mill
Requer microgerenciamento para achar os peixes. |
Agricultura (Fazendas) |
Fazendas s�o a fonte de comida definitiva. Sua velocidade de
produ��o pode ser muito melhorada pelos upgrades, e como custa madeira,
sua disponibilidade � praticamente infinita. Como requer um Mill e um
certo estoque de madeira, a agricultura n�o � uma boa fonte logo no
inicio do jogo, mas se torna essencial do meio para o fim. Voc� precisa
ter aten��o ao posicionar as fazendas, para ter uma m�xima produ��o. |
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.316 F/S
Custo: 60
Produ��o (inicial): 175 |
Vantagens:
Taxa de coleta pode ser aumentada
Produz de forma constante |
Desvantagens:
Requer Mill
Requer boa produ��o de madeira
Requer certa aten��o ao posicionar as fazendas |
Pesca com Barcos |
Pescar com barcos � uma alternativa vi�vel em todo mapa que possua
grandes lagos ou mares. Em rela��o a uma economia baseada no alde�o
terrestre, a economia mar�tima tem a vantagem de poder se expandir muito
rapidamente, talvez at� mesmo na Dark Age; enquanto a produ��o terrestre
s� pode realmente apresentar grande expans�o a partir da idade do
Castelo. Utilizar barcos de pesca com certeza ir� desacelerar sua
velocidade ao passar das Idades (exceto a passagem para Imperial, que ao
contr�rio, � acelerada); mas em compensa��o a economia mais expandida
lhe fornecer� recursos para atacar imediatamente ap�s atingir qualquer
idade. |
Atributos:
Taxa de Coleta:
Peixes Costeiros - 0.280 F/S
Peixes de Alto-mar - 0.487 F/S |
Vantagens:
Produz de forma constante
Barcos n�o custam Comida |
Desvantagens:
Requer Dock
Requer boa produ��o de madeira
Requer prote��o Naval |
Fish Traps
(Armadilha de Peixe) |
Na teoria, Fish Traps seriam a escolha obvia ap�s o esgotamento dos
cardumes naturais de peixes; e serviriam para aproveitar a sua frota de
barcos pesqueiros. No entanto, essas fazendas de peixes demoram muito,
mas muito mesmo para serem constru�das, e pior, possuem a pior taxa de
coleta do jogo. Definitivamente, Fish Traps s�o quase sempre IN�TEIS,
exceto em situa��es onde o �nico local seguro � o mar, e n�o seja
poss�vel cultivar fazendas. Na pr�tica, quando os todos peixes acabarem,
delete sua frota pesqueira e parta para a agricultura. |
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.206 F/S
Custo: 100
Produ��o: 700 |
Vantagens:
� a fonte n�o-natural mais barata |
Desvantagens:
Requer Dock
Requer boa produ��o de madeira
Requer prote��o Naval
Produ��o EXTREMAMENTE lenta |
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