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"Fontes de Comida - Qual a Melhor?"

"Definitivamente, Fish Traps s�o quase sempre IN�TEIS, exceto em situa��es onde o �nico local seguro � o mar, e n�o seja poss�vel cultivar fazendas."



      Ovelhas / Perus

Simplesmente, as fontes com melhor custo/benef�cio a se utilizar. Produzem comida de forma f�cil, r�pida e constante, requerendo apenas um ligeiro micro-gerenciamento para encontrar as ovelhas espalhadas pelo mapa e tamb�m para posicion�-las de forma produtiva. Seu maior defeito talvez seja o limitado suprimento de comida. � por excel�ncia, a melhor fonte de alimento durante o inicio do jogo.

Atributos:
Taxa de Coleta: 0.330 F/S
(0.408 usando Britons)
�nica fonte de comida voluntariamente m�vel
Vantagens:
Alta taxa de produ��o
Fonte muito f�cil de utilizar
Produ��o constante de comida
Tempo de caminhada inexistente*

* - Considerando que voc� posicionou as ovelhas dentro de seu Centro de Cidade.

Desvantagens:
Requer certo micro-gerenciamento para encontrar ovelhas



      Berries / Frutinhas
S�o as fontes mais f�ceis de se utilizar. Produzem comida de modo constante e praticamente sem necessidade de micro-gerenciamento. No entanto, seu suprimento � limitado, � uma fonte vulner�vel ao efeito "Crowding" (os pe�es ficam batendo-se uns com os outros quando v�o depositar o recurso); sendo �s vezes de baixa produtividade. Para diminuir o tempo de caminhada, geralmente se constr�i um Mill ao lado das berries, um custo que tamb�m deve ser ponderado.
No jogo, as Berries devem ser utilizadas como segunda ou terceira op��o como fonte natural de alimento; normalmente antecedendo a constru��o das fazendas.
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.310 F/S
Vantagens:
Fonte muito f�cil de utilizar
Produ��o constante de comida
Desvantagens:
Geralmente requer um Mill
Produ��o relativamente lenta



      Boars / Javalis
Boars s�o fontes que produzem muito rapidamente um bom estoque de alimento. No entanto, Boars possuem um ataque forte, e deve-se ter aten��o para ca��-los. � muito �til saber "tapear" os porc�es com um alde�o, atraindo-os para perto de seu Centro/Mill. Fazendo isso, voc� obt�m a fonte de mais r�pida produ��o de comida do jogo. Outro defeito � o fato da ca�a produzir comida em pulsos irregulares. o que pode ser terr�vel caso queira manter uma produ��o constante de alde�es.
Durante um jogo, seu uso � comum logo ap�s o esgotamento das ovelhas/perus.
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.408 F/S
(0.610 usando Mongols)
Vantagens:
Produ��o muito r�pida
Desvantagens:
Produz de forma inconstante
Ca�ar boars requer aten��o



      Deers / Veados
Assim como Boars, Deers produzem muito rapidamente um bom estoque de alimento. Uma desvantagem do veado em rela��o ao porc�o � o fato de voc� n�o poder facilmente atrair o deer para seu TC/Mill; e tamb�m que as Deers correm muito ao ver alde�es; defeitos que acabam aumentando o tempo de caminhada. Outra desvantagem � o fato da ca�a produzir comida em pulsos irregulares. o que pode ser terr�vel caso queira manter uma produ��o constante de alde�es.
Durante um jogo, seu uso � comum ap�s o esgotamento das ovelhas/perus, e mais precisamente ap�s o esgotamento dos porcos.
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.408 F/S
(0.610 usando Mongols)
Vantagens:
Produ��o muito r�pida
O Scout pode "espantar" para pr�ximo do TC/Mill.
Desvantagens:
Produz de forma inconstante
Se espantados, ficam distantes



      Pesca Costeira com Alde�es
Fonte com alta taxa de coleta e produ��o constante, a pesca com alde�es tem o grande defeito de ter sua taxa de produ��o arruinada por longas caminhadas. Devido a isso, � recomendado construir um Mill perto da costa, para aproveitar melhor essa fonte. Outro defeito; � meio raro encontrar mais que 3 cardumes costeiros pr�ximos uns dos outros, caso haja menos que 3 cardumes, n�o vale a pena construir um Mill e sair pescando.
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.426 F/S
Vantagens:
Produ��o muito r�pida
Produz de forma constante
Desvantagens:
Geralmente requer Mill
Requer microgerenciamento para achar os peixes.



      Agricultura (Fazendas)
Fazendas s�o a fonte de comida definitiva. Sua velocidade de produ��o pode ser muito melhorada pelos upgrades, e como custa madeira, sua disponibilidade � praticamente infinita. Como requer um Mill e um certo estoque de madeira, a agricultura n�o � uma boa fonte logo no inicio do jogo, mas se torna essencial do meio para o fim. Voc� precisa ter aten��o ao posicionar as fazendas, para ter uma m�xima produ��o.
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.316 F/S
Custo: 60
Produ��o (inicial): 175
Vantagens:
Taxa de coleta pode ser aumentada
Produz de forma constante
Desvantagens:
Requer Mill
Requer boa produ��o de madeira
Requer certa aten��o ao posicionar as fazendas



     Pesca com Barcos
Pescar com barcos � uma alternativa vi�vel em todo mapa que possua grandes lagos ou mares. Em rela��o a uma economia baseada no alde�o terrestre, a economia mar�tima tem a vantagem de poder se expandir muito rapidamente, talvez at� mesmo na Dark Age; enquanto a produ��o terrestre s� pode realmente apresentar grande expans�o a partir da idade do Castelo. Utilizar barcos de pesca com certeza ir� desacelerar sua velocidade ao passar das Idades (exceto a passagem para Imperial, que ao contr�rio, � acelerada); mas em compensa��o a economia mais expandida lhe fornecer� recursos para atacar imediatamente ap�s atingir qualquer idade.
Atributos:
Taxa de Coleta:
Peixes Costeiros - 0.280 F/S
Peixes de Alto-mar - 0.487 F/S
Vantagens:
Produz de forma constante
Barcos n�o custam Comida
Desvantagens:
Requer Dock
Requer boa produ��o de madeira
Requer prote��o Naval



      Fish Traps (Armadilha de Peixe)
Na teoria, Fish Traps seriam a escolha obvia ap�s o esgotamento dos cardumes naturais de peixes; e serviriam para aproveitar a sua frota de barcos pesqueiros. No entanto, essas fazendas de peixes demoram muito, mas muito mesmo para serem constru�das, e pior, possuem a pior taxa de coleta do jogo. Definitivamente, Fish Traps s�o quase sempre IN�TEIS, exceto em situa��es onde o �nico local seguro � o mar, e n�o seja poss�vel cultivar fazendas. Na pr�tica, quando os todos peixes acabarem, delete sua frota pesqueira e parta para a agricultura.
Atributos:
Taxa de Coleta: 0.206 F/S
Custo: 100
Produ��o: 700
Vantagens:
� a fonte n�o-natural mais barata
Desvantagens:
Requer Dock
Requer boa produ��o de madeira
Requer prote��o Naval
Produ��o EXTREMAMENTE lenta
 

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