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"Flush Maias - Age of Empires II - The Conquerors"

"Caso n�o seja poss�vel vencer este jogo com os mangonels, ou se seu inimigo atingir a Idade do Castelo e treinar um n�mero razo�vel de Knights ou Infantaria com upgrades, � hora de tentar um Boom e de derrot�-lo na Idade Imperial."

    Procurando por algo divertido para fazer usando os Maias? Este artigo lhe dar� um KLEW (Kidd's Lightning Eagle Warrior)... Essa estrat�gia funciona melhor em partidas 1v1, e foi desenvolvida para pegar seu advers�rio de surpresa, ao mesmo tempo em que lhe fornece op��es para mudar sua t�tica de acordo com as condi��es do mapa e estrat�gia empregada pelo advers�rio. O plano prim�rio consiste em atingir a idade do Castelo em tempo-rel�mpago, em torno de 14:00, com a capacidade de imediatamente criar Eagle Warriors perto da base inimiga.

    Um dos motivos pelo qual o KLEW pode funcionar � que, quando voc� atinge Feudal por volta de 10 minutos, o inimigo logo imagina: "flush", e possivelmente utilizar� unidades da Archery Range e/ou uma perman�ncia prolongada na Idade Feudal para defender-se do hipot�tico flush.

    At� a marca de 8 minutos, voc� tem a op��o de fazer um flush cl�ssico, a abertura do KLEW � essencialmente id�ntica � abertura do flush, at� o ponto de fazer o upgrade para a Idade Feudal. Se o seu inimigo iniciar um flush, voc� pode; por volta dos 11:30 a 12:00 minutos; decidir-se por uma t�tica de KLEW defensiva, sem mudan�as no plano de constru��o inicial.
 

A Fase de Constru��o Inicial


    Est� se��o delineia o processo de constru��o at� o ponto de fazer o upgrade para Feudal. Esta abertura pode ser utilizada para um flush Maia, para um ataque KLEW ou uma defesa KLEW.
    No modo Multiplayer, voc� pode tirar vantagem do lag para salvar alguns segundos na abertura. Como os Maias iniciam com uma popula��o de 5, voc� precisa imediatamente construir uma casa, e fazer o upgrade da Loom. No entanto, se voc� apertar HCCC (selecionar TC, colocar 3 alde�es na Cota de produ��o), e imediatamente clicar no upgrade para Loom; sua pesquisa da Loom come�ar� primeiro, mas seus alde�es ser�o produzidos logo ap�s a pesquisa ter terminado, sem o sofrimento do lag nos comandos. Isso salva alguns segundos que podem valer a pena.

    Abertura: HCCC e Loom imediatamente. Tenha 3 alde�es construindo uma casa enquanto o quarto constr�i outra. Mande seu Eagle Warrior rodear sua base � procura de ovelhas/perus. Caso necess�rio, utilize um dos construtores para ajudar o batedor em encontrar a ovelha, mesmo antes de terminar a casa. Encontrar as Ovelhas r�pido � crucial.
Quando as casas forem completadas, fa�a com que os alde�es momentaneamente cortem madeira perto do Centro, enquanto a primeira ovelha n�o chega. Assim que ela chegar, fa�a os alde�es levarem a madeira para a TC, e ent�o ataque a ovelha. Se voc� n�o puder encontrar logo as ovelhas, mas achou berries, � correto construir o Mill imediatamente e coletar frutas enquanto n�o encontrar as Ovelhas.

Os contornos gerais para o resto da Dark Age s�o:

Alde�es 1-7 nas ovelhas. Eles ser�o os ca�adores de porcos quando for apropriado.

Alde�es 8-9 na Madeira. Estes ser�o seus �nicos lenhadores at� que voc� esteja quase pronto para avan�ar para a Feudal.
Tapeie o primeiro e o segundo porco quando necess�rio, de modo que sejam coletados na TC pelo primeiro grupo de Alde�es.

Alde�es 10-17 em Comida. Ovelhas enquanto dispon�veis, depois Berries.
Lembre-se de construir um Mill e mais uma casa por volta do Alde�o 12.

Por volta do Alde�o 16, voc� ter� madeira suficiente para construir um Lumber Camp. Bote um de seus lenhadores para constru�-lo, e coloque o segundo l� quando a constru��o terminar. Prefira escolher um local dif�cil de ser "flushado" , atr�s de sua cidade. Kidd prefere manter madeira e ouro pr�ximos para facilitar a troca de tarefas entre os lenhadores e mineradores, mas essa configura��o � mais perigosa caso voc� seja "flushado".

Alde�es 18-19 em Madeira, para um total de 4 lenhadores.

Explora��o: Apenas local at� encontrar suas ovelhas, seus 2 porcos, e preferencialmente um bando de veados. Assim que encontrar isso, coloque o Eagle para procurar pelo inimigo.

Pare de criar alde�es quando sua popula��o atingir 20 (19 alde�es). O aviso da casa pode ser um lembrete �til: Com 3 casas, voc6e n�o pode passar de 20. pouco ap�s atingir 20, voc� dever� possuir os 500 de comida necess�rios para evoluir. Voc� deve iniciar o upgrade para Feudal antes dos 8 minutos.

A Primeira Decis�o:

    Flushar ou n�o-flushar? Voc� est� numa �tima posi��o para fazer um flush, e desejar� faz�-lo, caso:

Seu batedor encontrou a base inimiga e:

    O inimigo possui recursos agrupados em um local (em outras palavras, 2 minas de ouro e uma de pedra ao alcance de poucas torres), e

    Voc� est� caminhando para isso...Se essas condi��es existirem, voc� pode enviar no m�nimo 3 construtores avan�ados e converter sua economia para um flush (coleta pesada de Pedra/Madeira).

Fazendo um KLEW

    Assumindo que esta n�o � uma oportunidade irresist�vel para flush, voc� precisa preparar-se para um pulo super-r�pido at� a Castle Age. Mantenha sua distribui��o de Alde�es em 4 Lenhadores, 15 em Comida. Logo que clicar no upgrade para idade Feudal, coloque dois grupos de 4 alde�es para ca�ar veados, mas sem construir um Mill. Mesmo que seja uma caminhada de 40 minutos, continua sendo uma boa escolha, isso � a chave para conseguir comida suficiente usando apenas 4 lenhadores. � importante envi�-los bem cedo, durante a pesquisa da Feudal, porque com uma caminhada de 80 segundos, mais um minuto de coleta de carne, seus ca�adores retornar�o depois que voc� atingir a Idade do Feudo. Demore muito nisso, e voc� ter� seu avan�o trancado por falta de comida.
    Quando esses alde�es retornarem, recoloque-os para fontes locais de comida (berries ou ovelhas), pois eles n�o ter�o tempo para uma segunda viagem rumo � ca�a antes de iniciar o upgrade para a Castle Age.
    Ao atingir Feudal, mantenha a mesma distribui��o de Alde�es (4 madeira, 15 Comida). Inicie imediatamente o Mercado, usando 2 alde�es da Comida ou Lenhadores, dependendo do seu balan�o entre madeira/comida. Se voc� possui madeira suficiente, coloque mais um alde�o para construir um blacksmith. Caso esteja com pouca madeira, mantenha os lenhadores ocupados e mande os 4 construir o blacksmith, assim que tiver os 150 de madeira necess�rios.
    N�o crie mais alde�es, voc� n�o tem casas para isso e de qualquer forma estar� limitado pela comida. Assim que o Mercado for constru�do, venda TODA suas pedras. Isso mesmo, venda todas, est� correto. Assim que o blacksmith estiver em p�, fa�a o upgrade para a Castle Age. Voc6e deve estar pronto para fazer isso por volta de 12:00 minutos, talvez at� menos do que 11 min.

A Transi��o para a Idade dos Castelos

    Agora que voc� est� avan�ando para a Idade dos Castelos, � tempo de ajustar sua economia. Para produzir alde�es e Eagle Warriors voc� precisa de apenas um pouco de comida, bastante madeira, e ent�o mais ouro e madeira suficiente para suportar sua produ��o de comida. Fa�a o seguinte:
    Mova dois alde�es saud�veis em dire��o � cidade inimiga, como construtores avan�ados. Voc� poder� traz�-los de volta em no m�ximo 30 segundos, caso necess�rio.

Coloque 5-6 alde�es coletando comida numa fonte de sua escolha. Pode ser uma boa hora para colocar 4 deles para ca�ar aqueles terceiro e quarto veados.
Coloque todo o resto em madeira, enquanto n�o tiver recursos para um Mining Camp. Quando constru�-lo, coloque 5-6 alde�es no ouro. (5 se come�arem cedo, 6 caso iniciem um pouco mais tarde).
    Mande os construtores avan�ados fazer uma casa.

A Segunda Decis�o

    Voc� est� agora a 30-60 segundos dentro da pesquisa da Idade do Castelo, e seus construtores avan�ados est�o avan�ando para al�m de sua cidade. Esta � a sua ultima chance para voltar atr�s e jogar defensivamente. Se seu oponente ainda n�o atingiu a Feudal, force o ataque. Se ele est� mostrando sinais de que tentar� um flush, voc� pode optar por trazer os construtores de volta . Iremos falar primeiro sobre o ataque.

For�ando o Ataque

    Escolha uma localiza��o avan�ada, fora do raio de vis�o do inimigo (Eagle Warriors s�o r�pidos, voc� n�o precisa ficar dentro da cidade dele). Coloque seu Eagle Warrior original, em no-attack stance, para fazer uma patrulha circular atrav�s de todas minas de ouro e pedra deste lado do mapa. Construa um Quartel (barraca) avan�ado, voc� deve complet�-la bem no tempo que atingir a Idade do Castelo.

    Na Idade do Castelo (14:00 - 14:30, ao menos antes dos 15), imediatamente mande treinar uma dupla de Eagle Warriors e treine novos alde�es em seu Centro de Cidade. Voc� precisar� manter a maior parte de seus alde�es em madeira, para suportar a constru��o de casas, um segundo Quartel, uma Siege Workshop e talvez um monast�rio; e ent�o fazendas, quando suas fontes naturais de comida se esgotarem. Os detalhes variam em cada jogo, mas voc� geralmente manter� 5-6 em comida, 5-6 em ouro, e todo o resto em madeira, enquanto voc� n�o come�ar a ter excesso dela. Neste ponto, voc� pode colocar mais alde�es em comida ou come�ar a minerar pedra. Kidd recomenda Comida, ela pode ser usada para fazer o upgrade dos Eagle Warriors no momento crucial.

    Assim que houver madeira suficiente, construa um segundo quartel. Deixe seu Eagle Warrior original patrulhando a �rea, e ataque com seus novos Eagles quando tiver 3-4 dispon�veis. Coloque-os em defensive stance, e escolha um local perto da madeira, ouro ou pedra inimiga. (Defensive Stance impedir� os Eagles de ficarem vagando dentro do fogo da TC, caso os coloque 5-6 quadras al�m do alcance da TC inimiga). Continue treinando EWs sem parar, em ambos quart�is, construindo casas na medida do necess�rio. Mantenha seus atacantes em movimento. Neste ponto, dependendo de se ou quando seu oponente apertou o bot�o de avan�o ao Castelo, voc� est� atr�s por volta de seis alde�es; voc� precisa matar os pe�es inimigos ou aleijar a economia dele para passar � frente. Lembre-se das qualidades dos EWs: eles detonam alde�es e arqueiros, resistem a uma boa quantidade de fogo de torre ou TC, eles perdem para infantaria mas podem correr; e morrem contra cavaleiros.

Prioridades:

    Se/quando o oponente atingir a Idade do Castelo, procure por novas TCs, e agressivamente ataque os construtores antes deles irem embora.

    Caso depare com torres separadas, mande uns poucos EWs atacar cada uma delas. Assim que come�arem a atacar a torre, aperte "Stop". Eles ir�o continuar a atacar a torre, mas agora automaticamente perseguir�o pe�es que saiam dela.

    Caso encare torres interla�adas, perturbe os alde�es nessa �rea, mas recue quando eles se abrigarem nas torres. Uma t�tica �til � deixar uns poucos EWs em defensive stance e fora do alcance da torre, mas observando o local de trabalho dos pe�es, fazendo os EWs automaticamente atacarem e depois recuarem.

    Continue treinando Eagle Warriors. Mantenha-os em defensive stance.
   
    Continue explorando o mapa, tente negar pedra e ouro ao inimigo.

    Se conseguir produzir um excedente de comida, comece comprando os primeiros upgrades de armadura e ataque, depois pegue Tracking e squires no quartel. Em algum ponto, voc� desejar� construir uma siege workshop e alguns mangonels , particularmente se seu inimigo torreia-se bem. Use os mangonels para atacar as TCs (ou Torres cr�ticas), trazendo-os de volta, um de cada vez; para os devidos reparos. Mantenha EWs atr�s, em um �nico grupo, para defender o mangonel e atacar os alde�es depois que a TC cair. Em algum ponto, poder� ser uma boa id�ia construir um monast�rio, e criar 1-2 monks para curar os EWs de todos aqueles tiros das torres/TCs. Similarmente, existe outra t�tica �til; tamb�m n�o utilizada por Kidd nos seus primeiros jogos. Quando voc� for atacar um local (digamos, a �rea do Lumber Camp), deixe 2 de seus Eagles atr�s, em defensive stance. Eles ficar�o neste lugar, negando-o permanentemente ao inimigo. Se ele atacar com for�a, voc6e receber� um alarme, e poder� ent�o fugir, reagrupar, e voltar com todos seus EWs de uma s� vez.

    Finalmente, se n�o for poss�vel vencer este jogo com os mangonels, ou se seu inimigo atinge a Idade do Castelo e treina um n�mero razo�vel de Cavaleiros ou Infantaria com upgrades, � hora de tentar um Boom e de derrot�-lo na Idade Imperial. Continue perturbando a economia inimiga com seus Eagle Warriors existentes, por�m n�o os treine mais. Na sua cidade, construa uma 2� e uma 3� TC, treine mais alde�es e v� � Imperial. (faz sentido construir as TCs sem minerar pedra, apenas compre 200 de Stone para as TCs, e s� comece a minerar pedra quando estiver avan�ando para a Idade Imperial. Voc� j� possui as duas constru��es necess�rias para avan�ar de idade, a Siege Workshop e o monast�rio). Kidd recomenda utilizar Halberdiers e arqueiros no seu ataque imperial, j� que seu oponente provavelmente investiu em Infantaria e/ou cavalaria para matar seus Eagles. lembre-se, os arqueiros Maias (Plumed ou Arbalests) s�o baratos e mortais.

Jogando Defensivamente

    Se seu oponente lan�a um flush contra voc�, esta estrat�gia pode ser usada como um contra-ataque efetivo. Construa seu Quartel em sua Cidade, e treine Eagle Warriors como ensinado acima. Recue seus alde�es para alternar as localiza��es de madeira/ouro, enquanto as torres inimigas s�o levantadas; voc� precisa comprar algum tempo. Use seus EWs para perturbar os construtores e unidades com alcance. Se o inimigo cometer o erro de abrigar suas unidades numa torre solit�ria, use a t�tica de atacar/parar (descrita acima) para atacar a Torre e perseguir os alde�es quando eles sa�rem.

    Assim que voc� tiver madeira, construa um Siege Workshop e treine Mangonels. Use-os, protegido por Eagle Warriors, para come�ar a atacar as torres. Se o inimigo abrigar as unidades, voc� est� numa grande posi��o, os mangonels ir�o esmagar as tropas abrigadas assim que elas sa�rem. Como torres tem mais alcance que mangonels, voc� eventualmente ter� que recua-los freq�entemente para reparos, mas mantendo 1-2 atacando enquanto outro est� sendo reparado mant�m a press�o.

    Tente proteger seus alde�es, recuando assim que eles fiquem sob fogo inimigo; usando os EWs para matar qualquer unidade com alcance que persiga seus pe�es. Com alguma sorte e habilidade, voc� ser� capaz de construir um ex�rcito, continuar a expans�o econ�mica e jogar todo o grande investimento do inimigo no flush pelo ares.
Assim que puder, envie cerca de 6 Eagles (em defensive stance) para a base de seu inimigo, e tente tomar a iniciativa. Eventualmente voc� desejar� enviar seus mangonels e os outros Eagle Warriors at� l�, para vencer o jogo.

Mais Dicas sobre os Mayas:




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