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"Os Mong�is"
"Genghis Khan era um g�nio militar. Dividiu seu ex�rcito em
unidades de 1.000, 10.000 e 100.000 homens, sendo estes �ltimos comandados por
grandes generais. Todas as unidades em conjunto operavam como uma m�quina de
guerra verdadeiramente infernal." |
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:::HIST�RIA
No ano de 1212 um gigantesco e poderoso ex�rcito com centenas
de milhares de homens, atravessou a Grande Muralha, espalhou-se rapidamente e
iniciou a forma��o de um dos maiores imp�rios que o mundo j� conheceu. Esse
ex�rcito era formado por n�mades, descendentes dos antigos Hunos de �tila, que
aterrorizou o imp�rio romano nos anos 300 e 400. E agora iniciando uma
assustadora onda de conquistas, chegaria �s portas de Viena (�ustria). O mundo
conheceria, ent�o, o poderoso e tem�vel ex�rcito Mongol.
No Ano de 1167, num est�gio de total fragmenta��o social e
pol�tica, nasceu Tamudjin (ou Temuchin), o futuro Genghis Khan. Aos 8 anos de
idade Tamudjin perdeu o pai e herdou o chicote e o estandarte, que simbolizavam
sua lideran�a. Mas seus guerreiros n�o aceitaram a lideran�a de um menino e
passaram o comando a outro cl�. Aos 15 anos, no entanto, Tamudjin com a ajuda de
um antigo aliado de seu pai, deu in�cio a um processo de unifica��o, submetendo
todas as tribos � sua lideran�a e autoridade. Logo passou �s conquistas:
primeiro os Merkitas (1196), depois os T�rtaros (1202), que mataram seu pai.
Ap�s muitas lutas internas que afirmaram sua autoridade, Tamudjin foi eleito
�Genghis Khan� o �Rei Universal�.
Em seguida Genghis Khan rumou para a China. A guerra foi
muito dif�cil, pois precisavam vencer a muralha. Genghis Khan dividiu seu enorme
ex�rcito em tr�s grupos. Atacando em tr�s pontos diferentes conseguiu romper as
defesas chinesas. Ocupou toda a China e, finalmente em 1215, destruiu Pequim.
Nos anos que se seguiram Genghis Khan voltou seus olhos e
ambi��o para o oeste. Queria governar todas as terras do Pac�fico ao Atl�ntico.
Avan�ou e conquistou praticamente toda a �sia, Oriente M�dio, P�rsia e
Palestina. Tinha como objetivo preparar o caminho para a grande invas�o da
Europa em 1238.
Genghis Khan era um g�nio militar. Dividiu seu ex�rcito em
unidades de 1.000, 10.000 e 100.000 homens, sendo estes �ltimos comandados por
grandes generais. Todas as unidades em conjunto operavam como uma m�quina de
guerra verdadeiramente infernal.
Em 1227 Genghis Khan morreu e seu imp�rio foi dividido entre
os quatro filhos. Dos quatro destacou-se Ogodai, que deu continuidade �s
conquistas de seu pai. Ogodai aterrorizou a Europa com selvageria, crueldade e
principalmente com sua efic�cia nas batalhas. Conquistou parte da R�ssia e a
Europa Central, mas morreu quando estava literalmente �s portas de Viena. Com
sua morte morreram tamb�m os projetos de conquista do ocidente. O imp�rio foi se
desmembrando e seu �ltimo imperador em 1260 foi Kublai Khan, neto de Genghis.
:: NOSSA OPINI�O
:: Mapa Adequado:
Os Mong�is podem operar em qualquer mapa. Sua excelente
marinha pode dominar o mar facilmente, encontrando somente nos Vikings um rival
mais forte. Existem outras civiliza��es r�pidas com marinha semelhante � do
Mongol, como Persas, Chineses e Japoneses. Entretanto, como na maioria dos casos
o Mongol consegue ser mais r�pido no desenvolvimento, tem boas condi��es de
fazer pipocar suas galeras antes dos inimigos. Ele at� pode perder a corrida �
Idade do Castelo em 1 minuto ou dois, mas com suas velozes e belamente
bonificadas tropas de rush: Mangudai, Light Cavalry e Cavalry Archer podem
facilmente compensar esse �atraso� atormentando os alde�es do oponente. O que na
hist�ria real aconteceu em incont�veis ocasi�es, contra os povos da �sia e
Europa.
Em terra, novamente suas velozes tropas de Rush, sua
infantaria totalmente atualiz�vel, seus Camelos pesados e armas de cerco (exceto
o Bombard Cannon) totalmente atualiz�veis tamb�m, ser�o muito dif�ceis de
conter. Estes caras s�o uma das tribos mais ferozes e equilibradas pra jogar em
qualquer mapa, sendo uma �tima escolha para jogos onde o mapa � aleat�rio.
::: Ponto Forte:
Os Mong�is t�m um in�cio dos mais r�pidos entre as
Civiliza��es do AoK. Associando seu �fast start� com suas tropas de rush
veloc�ssimas, nos d� uma certeza: O ponto forte do Mongol � o Rush. Mesmo se n�o
conseguir ser o mais r�pido na evolu��o, consegue facilmente compensar isso com
suas unidades velozes, como j� foi dito. Sua marinha completa tamb�m pode ser
considerada como ponto forte.
Como Yamato na idade do Bronze no RoR, os Mong�is s�o
extremamente r�pidos e fortes na Idade do Castelo. O Mangudai, o Arqueiro a
Cavalo e a Cavalaria Ligeira (leve) t�m excelentes bonifica��es para o Rush. A
Cavalaria ligeira � uma das unidades mais desprezadas no AoK; s� vi top players
e alguns FOXes, � claro, usando extensivamente o Ligh Cavalry. O dos Mong�is � o
melhor e deve ser usado em grande escala em conjunto com o Cavalry Archer e mais
tarde o Mangudai, o qual est�, na minha opini�o, entre as melhores e mais
eficientes unidades exclusivas do AoK. Apesar de seus tiros n�o condizerem com a
hist�ria real, onde o Mangudai mostrou ter maior alcance e precis�o que o famoso
Arqueiro Ingl�s.
::: Ponto Fraco:
Os Mong�is s�o vulner�veis a arqueiros, torres,
scorpions e skirmishers. Chineses, Japoneses e Bret�es, por exemplo, podem
facilmente se transformar na �pedra no sapato� deles.
Seu b�nus econ�mico tem curta dura��o, s� enquanto houver ca�a dispon�vel. �
medida que o jogo avan�a pela idade imperial, eles se tornam economicamente
fr�geis, pois n�o disp�em de algumas atualiza��es econ�micas l�.
::: A Combina��o Mortal:
Mangudai + Cavalry Archer + Light Cavalry + Camels + Knights.
� o grupo mais veloz e atormentador que existe, fazendo justi�a � sua hist�rica
fama. � realmente terr�vel sofrer um rush composto por seis de cada unidade
dessas num grupo de 30. Se voc� n�o tiver uma boa defesa poder� ser aniquilado,
ou na melhor das hip�teses, sofrer danos severos e conseq�entemente um atraso
fatal. O jogador mongol pode atrasar em 3 ou 5 minutos seu pr�prio avan�o �
Imperial em prol de formar um ex�rcito deste tamanho. Pois at� perd�-lo, poderia
atrasar o inimigo em 10 minutos ou mais, o que seria decisivo. Na Idade Imperial
a vers�o de Elite deste grupo continua sendo muito eficiente, dando uma
valios�ssima cobertura e apoio as infantaria e artilharia, devido � sua
velocidade e b�nus contra armas de cerco.
::: Jogando como Mong�is:
Levando-se em considera��o os pontos forte e fraco
dos Mong�is, voc� tem um objetivo prim�rio e imediato no jogo: O Rush. As
chances de o Mongol vencer a partida � diretamente proporcional ao atraso que
provocou no inimigo. Bom... mas qualquer civiliza��o que conquistar essa
vantagem poderia vencer o jogo. Claro que sim. Os Mong�is, por�m t�m v�rios
b�nus e �ferramentas� que lhes permitem executar esta tarefa com mais efici�ncia
e rapidez.
Voc� at� pode vencer um oponente qualquer por meio de um rush
bem feito, mas contra bons oponentes voc� vai precisar muito do �servi�o pesado�
de suas infantaria e artilharia totalmente atualiz�veis ;-)
Como os Mong�is ficam em inferioridade econ�mica na Idade
Imperial, deve conquistar a maior vantagem poss�vel na Idade do Castelo, onde
seu poderio � incontest�vel.
::: Jogando Contra os Mong�is:
Os Mong�is s�o muito suscept�veis a uma defesa combinada de
arqueiros, skirmishers e pikemen. S�o tamb�m muito dependentes da ca�a para
implementar o temido Rush. Ent�o daqui se tiram as conclus�es necess�rias pra
vencer o oponente mongol:
- Fa�a uma forte defesa com muitas unidades de conten��o.
- N�o desperdice recursos com mangon�is e cavalaria, o grupo de combate
mongol � muito veloz e foge facilmente, enquanto os camelos liquidam sua
cavalaria e os Mangudais seus mangon�is.
- Apenas alguns knights ser�o necess�rios se ele vier com mangon�is
tamb�m.
- Localize e mate o maior n�mero de gazelas poss�vel, tirando a vantagem
econ�mica deles.
- E principalmente, sobreviva ao Rush! Leve o jogo para a Imperial, pois
l� ele come�ar� a perder for�a econ�mica, embora sua for�a militar fique
ainda maior.
::: Jogando em Equipe:
Mongol vai bem com qualquer aliado. Mas existe um alian�a particularmente
estrat�gica para ambos: Mongol e Bret�es. Os Arqueiro a Cavalo mongol seria
terr�vel com o b�nus de equipe bret�o. E o Bret�o se beneficiaria tamb�m com
o b�nus do Scout e Light Cavalry na localiza��o de ovelhas.
Independente do aliado, tudo que o mongol deve fazer � manter seus inimigos
constantemente ocupados com seus velozes rushes. Enquanto isso seu(s)
aliado(s), devem fazer Imperial r�pida e forte com certa tranq�ilidade.
Neste aspecto, o Bizantino seria o mais indicado como aliado a fazer a
imperial rapidamente. O Bizantino deve fazer algumas torres na defesa do
Mongol.
::: ATRIBUTOS
:::: Unidade exclusiva: Mangudai.
:::: Criada em: Castelo
:::: Forte contra: Guerreiros com espada, Monges, Cavaleiros Teut�nicos ,
Elefantes de Guerra.
:::: Fraco contra: Arqueiros, Escaramu�adores, Cavalaria Leve.
:::: B�nus de equipe: Cavalaria de reconhecimento e Cavalaria Leve +2 campo
de vis�o
- Arqueiro da Cavalaria disparam 20% mais r�pido
- Cavalaria Leve +30% de pontos de vida
- Ca�adores trabalham 50% mais r�pido
::: CURIOSIDADES
Cavalaria
� uma das subdivis�es b�sicas de um Ex�rcito � junto com a Artilharia e
Infantaria. � a arma de maior mobilidade utilizada para miss�es de
reconhecimento do inimigo, para a explora��o de oportunidades na ofensiva e
de defesa dos flancos dos ex�rcitos. Essas fun��es b�sicas da cavalaria
permanecem as mesmas desde a Antiguidade at� hoje. O que muda � o
instrumento � os cavalos foram substitu�dos por tanques e carros blindados,
e at� helic�pteros.
Ex�rcitos eg�pcios, ass�rios e persas j� utilizavam a cavalaria, mas com o
papel limitado de guardar o flanco dos ex�rcitos nas batalhas campais,
decididas principalmente pelo choque de infantes armados com lan�as e
espadas.
No in�cio da era crist� inova��es importantes, como a sela e o estribo,
surgem na �sia e s�o levadas para a Europa. Com isso o soldado ganha mais
firmeza sobre o cavalo e pode projetar a lan�a com maior impacto. Nessa
�poca, a cavalaria pesada re�ne soldados armados com lan�a e com alguma
forma de armadura, e a cavalaria leve ou ligeira inclui tropas armadas com
arco e flecha.
Os mong�is, comandados por Gengis Khan (1167-1227), dominam quase toda a
�sia apenas com ex�rcitos de cavalaria. Na Europa medieval o cavaleiro �
pesadamente encoura�ado. A cavalaria � a arma de choque das Cruzadas e tem
forte impacto contra tropas �rabes com menos armadura. O desenvolvimento de
armas de fogo e de arcos de maior pot�ncia reduz progressivamente a
import�ncia da cavalaria medieval.
Outras Curiosidades
� � curioso observar o fato de que, alguns anos mais tarde, os Turcos do
Imp�rio de Tamerl�o tamb�m usaram arqueiros montados ao estilo Mongol, ou
seja, pouca armadura e muitas flechas. Tamb�m possu�am um arco poderoso de
formas assim�tricas. Os arcos turco e mongol receberam uma denomina��o
�nica: Arco Turco-Mongol. Um ex�rcito turco-mongol, que reunia as melhores
t�cnicas de cada povo, finalmente derrotou os Mamelucos Eg�pcios no in�cio
do s�culo XV.
� Os arqueiros montados japoneses tamb�m assimilaram a t�cnica do Mangudai.
Hoje Mong�is e Japoneses preservam essa tradi��o de tiro a galope,
realizando competi��es anuais.
� � poss�vel que uma tribo mongol desgarrada tenha subido o Himalaia e,
unindo-se �s tribos da regi�o, tenham ajudado a povoar o Tibet. Isso
explicaria porque os tibetanos, durante um certo tempo em sua hist�ria, eram
guerreiros t�o ferozes e sanguin�rios, contrastando radicalmente com o
car�ter pac�fico e religioso do tibetano moderno. Um monge tibetano, o
primeiro Dalai-Lama, conseguiu mudar a sociedade de agressivo-militarista
para teocr�tico-pacifista.
. Os Mong�is conquistaram quase todos os povos da �sia e da Europa. Mas
sofreram uma �nica e amarga derrota. Em 1260 numa sangrenta batalha os
Mong�is foram derrotados pelos Eg�pcios e �rabes (Sarracenos). Como o
ex�rcito mongol era formado basicamente de cavalaria, n�o era p�reo para o
variado e mais moderno ex�rcito sarraceno, que por sua vez era formado por
cavalaria, infantaria e artilharia. N�o bastasse isso, os Mangudais
encontraram na Cavalaria Ligeira (Light Cavalry) �rabe um igualmente �gil,
destemido e bravo oponente. A Cavalaria Ligeira era apoiada por infantaria,
artilharia e um grande n�mero de Mamelucos Eg�pcios, coisa que os Mong�is
n�o davam muita import�ncia, pois confiavam demais na velocidade e
efici�ncia de sua cavalaria. Logo, venceu o ex�rcito mais completo, ainda
que menor. Ap�s essa derrota os Mong�is desistiram de avan�ar sobre a
pen�nsula �rabe e o Egito e concentraram-se em outras regi�es da �sia.
. Outro imp�rio que os Mong�is n�o conquistaram (ou evitaram) foi o
Bizantino. Os Bizantinos eram naqueles tempos, ap�s a queda da China, os
mais avan�ados do planeta. Constantinopla era uma fortaleza inexpugn�vel
para os Mong�is. As for�as armadas bizantinas eram ainda mais modernas e
poderosas que as sarracenas.
. Mas... E se Ogodai n�o tivesse morrido? E se Ogodai concretizasse a
conquista da Europa, teria deixado intocada uma ilha de riqueza e
prosperidade no ponto mais estrat�gico do seu vasto imp�rio? ...
. Os Mong�is eram um povo muito primitivo, se comparado aos seus gloriosos
vizinhos do sul: os Chineses. Eles desprezavam qualquer tipo de trabalho que
n�o fossem a ca�a, a captura de cavalos selvagens e a guerra. Sua maior
riqueza era o n�mero de ovelhas, camelos e cavalos que possu�am, al�m do
produto dos saques realizados. Seus acampamentos eram prec�rios e
desprovidos de qualquer infra-estrutura. Era realmente um povo b�rbaro. N�o
conheciam a escrita, a agricultura e a vida urbana at� o momento em que
invadiram a China � uma grande pot�ncia da �poca.
. Viviam em grupos muito unidos chamados de Ordu; o nosso equivalente a
tribo ou cl�. O chefe de um Ordu era escolhido por seus m�ritos
exclusivamente militares, mas o �ber�o� �s vezes tinha l� sua influ�ncia.
Mais tarde os europeus, ao traduzirem a palavra Ordu, deram origem � palavra
Horda, que bem caracterizava as incurs�es da cavalaria Mongol. Os meninos a
partir dos 14 anos eram iniciados nas artes da guerra, num rigoroso
treinamento di�rio; principalmente no manejo do arco e das r�deas
simultaneamente.
. O Cavaleiro Mongol seja o Arqueiro ou o Guerreiro, eram not�veis. Possu�am
uma mobilidade t�o grande, que para seu advers�rio (v�timas) pareciam estar
em v�rios lugares ao mesmo tempo. Seus melhores arqueiros montados, que
faziam parte da guarda imperial, eram os Mangudais. Guerreiros fant�sticos,
que mostraram ao mundo a in�dita habilidade de cavalgar e disparar flechas
ao mesmo tempo, usando um estranho arco de formas ligeiramente assim�tricas.
O arco mongol, feito com chifres de ant�lope, era o arco de maior alcance j�
produzido pelo homem. Mais at� que o n�o menos famoso arco bret�o. A
vantagem do arco mongol era ser menor, mais leve e mais potente que o
bret�o. Como os Mangudais n�o usavam muita armadura, podiam carregar um
n�mero maior de flechas: algo entre 50 e 100; um verdadeiro absurdo para a
�poca. As flechas podiam alcan�ar a dist�ncia de 300 metros (100 a mais que
as bret�s). Um experimentado Mangudai abatia um guerreiro inimigo a 150
metros (50 a mais que o Longbowman), com um tiro a pleno galope! Um feito
inimagin�vel para qualquer outro arqueiro no mundo.
Dicas e Estrat�gias relacionadas aos Mong�is: