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"Os Celtas"

"Como Celta voc� tem que pensar sempre em atrasar o inimigo e avan�ar r�pido pelas idades. Essas s�o suas diretrizes b�sicas. Execute-as de forma bem balanceada e ter� sucesso."

 :: HIST�RIA

    A hist�ria conhecida da civiliza��o Celta � grande parte devida aos achados nos textos hist�ricos da Antiguidade Grega e Romana, devido ao fato de que os Celtas n�o possu�am o costume de escrever seus conhecimentos. Esse costume de n�o relatar quase nada � baseado em sua cren�a que se alguma outra tribo utiliza-se seus conhecimentos sobre magia algo de horr�vel poderia acontecer.
    A hist�ria dos celtas estendeu-se por quase 2 mil anos, aproximadamente de 1800 a.C. at� o final do S�culo I d.C.
    Compreende-se 5 per�odos principais: o primeiro de 1800 a 1200 a.C., � o da individualiza��o dos celtas entre os demais grupos indo-europeus, com habitat inicial a sudoeste da Alemanha e depois diversos outros pontos da Europa Ocidental e Central; o segundo, de 1200 a 750 a.C., � marcado pelas invas�es celtas at� o sul da Fran�a e Espanha, crescente dom�nio das t�cnicas do bronze, da agricultura, habita��o e cer�mica.
    O terceiro per�odo, aproximadamente de 725 a 480 a.C., traz a implanta��o do come�o da civiliza��o C�ltica do ferro, que se estende da atual Rep�blica Tcheca e Eslov�quia at� a Gr�-Bretanha, envolvendo a �ustria, o sul da Alemanha, o oeste da Fran�a e a Espanha. � nesse per�odo que se consolidam os tra�os particulares da cultura e da civiliza��o c�lticas, assim como o interc�mbio comercial com os gregos e etruscos no Mediterr�neo.
    De 480 at� a metade do s�culo II a.C., os Celtas expandem-se para leste at� a Ucr�nia, chegam � Gr�cia e a �sia menor, ocupam toda a G�lia (Fran�a), boa parte da It�lia e Espanha. � o apogeu da civiliza��o, baseada num forte com�rcio com os pa�ses do Mediterr�neo.  
    O �ltimo per�odo assinala-se entre o in�cio do s�culo II a.C. e o ano 100 d.C.: � a fase de decad�ncia e recuo dos Celtas, minados pela desuni�o de suas tribos e pelo ass�dio dos ex�rcitos romanos.


::NOSSA OPINI�O

:::Mapa Adequado:
    O B�nus na coleta de madeira j� � um ind�cio de uma civiliza��o com dotes marinhos. Embora sua marinha n�o seja completa, os Celtas podem dominar o mar facilmente at� a idade do Castelo. Como os Vikings, os Celtas podem vencer pela quantidade. Mas o mar tem que ser conquistado at� a idade do Castelo ou in�cio da Imperial. Mais para o final da Imperial as coisas ser�o um pouco mais dif�ceis.
    Em terra, sua infantaria tamb�m brilha um pouco, mas somente at� a idade do Castelo, quando as outras civiliza��es podem fazer Squires e equilibrar a velocidade da infantaria. Deste ponto em diante, os Celtas s� t�m o Woad Raider como diferencial. Um grande diferencial, diga-se de passagem. O Woad Raider � veloz e eficaz contra Skirmishers, Camels, Light Cavalry, Monks, Villagers e at� contra armas de cerco gra�as � sua velocidade. Pode-se perder alguns no caminho, mas quando os outros chegarem, ir�o acabar rapidamente com todo tipo de arma de cerco. Mova-os em Staggered (alternado).
    Podem ter sucesso em qualquer mapa, mas dependem muito de estrat�gia de rush, no que s�o muito bons. O Celta deve fazer Rush sempre! Neste sentido s�o parecidos com os Mong�is; seu sucesso depende do atraso que provocou no inimigo, independentemente de estarem jogando em terra ou mar.


:::Ponto Forte:
    O b�nus da madeira, armas de cerco diferenciadas, infantaria veloz e o b�nus na captura de ovelhas s�o seus pontos fortes. Isso faz dos Celtas uma civiliza��o muito veloz, tanto na evolu��o quanto no tormento que podem causar ao inimigo nas fases iniciais do jogo. Portanto, avance r�pido pelas idades e mantenha constante press�o sobre o inimigo, at� seu poderoso ex�rcito de destrui��o ficar pronto. O b�nus da madeira deve ser aproveitado no sentido de se construir muitos barcos de pesca, ou como �ltima op��o, fazendas. Prefira os barcos de pesca, pois sua cria��o ocorre paralelamente � cria��o de alde�es, elevando rapidamente a popula��o produtiva. Os alde�es que iriam para as fazendas devem ser usados na coleta de mais madeira e outros recursos, estabelecendo as bases de uma forte economia.


:::Ponto Fraco:
    A falta de bons arqueiros, aus�ncia de algumas atualiza��es econ�micas e militares na idade Imperial, s�o fraquezas muito s�rias, que obrigam o Celta a executar sempre uma estrat�gia de Rush e press�o constante nas fases inicias, que devem ser executadas com muito crit�rio e sensatez, com objetivo �nico de atrasar somente o inimigo, pois se atrasar voc� tamb�m, ent�o n�o ter� sido muito vantajosa.
    Sem armas de fogo, dependem da velocidade de tiro de suas armas de cerco, que n�o � uma vantagem muito grande, visto que os combates n�o se baseiam somente neste tipo de arma. Al�m de mais lentos e vulner�veis, Scorpions e Onagers n�o t�m o mesmo �charme� das Hel�polis e Catapultas do RoR.


:::A Combina��o Mortal:
    Woad Raider + Pikemen + Skirmishers + Rams + Knights. � um grupo misto de combate e destrui��o. Deve ser usado logo que estiver dispon�vel. � sem sombra de d�vidas um grupo infernal, muito dif�cil de deter. Esse grupo pode acabar rapidamente com alde�es e constru��es. A vers�o Imperial do grupo seria: Woad Raider + Pikemen + Scorpions + Siege Rams + Paladins. Um outro grupo Imperial pode ser treinado se houver recursos suficientes pra isso: Siege Onager + Heavy Scorpions + Pikemen + Paladins. Este grupo � devastador. Mas tem que ser muito bem protegido pelos Pikemen e Paladins.
    Correndo por fora temos ainda Trebuchets + Champions, que tamb�m podem fazer um grande estrago.


:::Jogando com Celtas:
    Como Celta voc� tem que pensar sempre em atrasar o inimigo e avan�ar r�pido pelas idades. Essas s�o suas diretrizes b�sicas. Execute-as de forma bem balanceada e ter� sucesso.
    Entretanto, vou revelar uma t�tica peculiar e exclusiva dos Celtas, que al�m de extremamente efetiva no quesito �atrasar o inimigo�, vai surpreender muita gente! At� hoje eu s� vi o Methos e o Sheriff executando com maestria essa t�tica de guerrilha. Vamos a ela ent�o.
    � certo que o b�nus de ovelha do Celta n�o ajuda muito porque se perde muito tempo levando-se as ovelhas da base inimiga at� a sua. Isso tem l� seu fundo de verdade. Mas a grande sacada desse b�nus � que voc� n�o precisa efetivamente �comer� as ovelhas. Voc� pode apenas afasta-la da base inimiga o suficiente pra obriga-los a sair em busca delas novamente. Voc� n�o precisa expor seu Scout a ataques. Apenas se aproxime o suficiente pra rouba-las e afaste-as do TC inimigo. Se voc� fizer isso 3 ou 4 vezes na idade das Trevas, vai causar um atraso significativo nele, sem gastar seus pr�prios recursos; apenas sacrificando (ou atrasando) um pouco o reconhecimento do mapa.     Mas vale a pena. Antes fa�a algum reconhecimento ao redor de sua base nos primeiros 5 minutos de jogo; em seguida rume para o local onde voc� suspeita estar o inimigo e d� in�cio ao �baile�. J
    Evite usar essa t�tica contra Mong�is e Teut�es. J� contra os Bret�es ela � arrasadora.


:::Jogando Contra os Celtas:
    Voc� tem que atacar os Celtas muito cedo, j� que eles podem superar a maioria das civiliza��es em seu avan�o pelas idades, al�m de aterrorizar voc� com seus Woad Raiders. Se voc� n�o estiver jogando com uma Civiliza��o de infantaria como Japoneses e Vikings, ent�o s� resta uma alternativa contra os velozes Woads: fa�a um enorme ex�rcito de crossbowmen. N�o use skirmishers, pois eles podem literalmente come-los e rir as pampas. Contra as armas de cerco de tiro r�pido, use e abuse de seus Light Cavalry, que s�o excelentes no cumprimento dessa tarefa. Procure outras fontes de alimento, pra n�o depender muito das ovelhas, ficando de certa forma imune ao vandalismo celta.


:::Jogando em Equipe:
    Os Celtas s�o bons agressores, pois se beneficiam muito cedo de recursos e ferramentas para executarem t�ticas de guerrilha, seja atormentando os alde�es inimigos, seja roubando momentaneamente suas ovelhas. Estas t�ticas Celtas ajudam seus aliados e a si mesmo a conseguirem um avan�o r�pido pelas idades; basta manter press�o e tormento sobre as bases inimigas, n�o sendo necess�rio realizar muitos combates pra isso. S� os alde�es correndo de um lado pra outro j� ajuda. ;-)
    Boas alian�as para os Celtas s�o civiliza��es com bons Arqueiros e/ou boa Cavalaria. Francos, Bizantinos e Persas s�o bons complementos. Os Chineses s�o �timos aliados, porque ajudam a compensar a falta de Crop Rotation, dando um pouco mais de vida �s fazendas celtas.
    Sem armas de fogo, dependem da velocidade de tiro de suas armas de cerco, que n�o � uma vantagem muito grande, visto que os combates n�o se baseiam somente neste tipo de arma. Al�m de mais lentos e vulner�veis, Scorpions e Onagers n�o t�m o mesmo �charme� das Hel�polis e Catapultas do RoR.


::ATRIBUTOS

::: Unidade Exclusiva: Unidade Exclusiva: Batedor Camuflado (Woadraider)
::: Criada em: Castelo
::: Forte contra: Escaramu�adores, camelos, cavalaria leve. 
::: Fraco contra: Arqueiros, escorpi�es, arqueiros da cavalaria, manganelas, cavalaria armada.
::: B�nus de equipe: Oficinas de catapulta 20% mais r�pidas
::: B�nus:
 :::: A infantaria move-se 15% mais r�pido.
:::: Os lenhadores trabalham 15% mais r�pido
:::: As armas de cerco disparam 20% mais r�pido.
:::: Carneiro n�o convertido se estiver no campo de vis�o de uma unidade celta.


::CURISOSIDADES

    Os �nicos Celtas que as pessoas conhecem hoje em dia n�o s�o gente de carne e osso, mas figuras de hist�rias em quadrinhos, os divertidos personagens capitaneados pelo diminuto Asterix. Na vida real, as legi�es romanas sob o comando de J�lio C�sar conquistaram em 58 a.C. o territ�rio da G�lia, que viria a ser a Fran�a, e denominaram os habitantes locais, os Celtas, Gauleses.
    No gibi, o valoroso Asterix, dono de for�a sobre-humana, faz gato e sapato dos invasores, com a ajuda do descomunal Obelix. O segredo do bravo guerreiro � uma po��o m�gica confeccionada pelo druida, o sacerdote da aldeia. 
    Na organiza��o social dos celtas, at� onde se sabe, o druida exercia uma multiplicidade de pap�is: era n�o s� uma esp�cie de ministro de Assuntos Religiosos, mas tamb�m o guardi�o das tradi��es e da cultura, maestro da moral e da teologia. Era ainda profeta e �s vezes poeta (ou �bardo�), o elo de liga��o por excel�ncia entre os habitantes deste mundo e os do outro, como bruxas, fadas, deuses e seres sobrenaturais em geral. Para os historiadores especializados na antiga Europa, os druidas representam a fonte de um problema. Pois a grande dificuldade em estudar a saga desses primeiros europeus � que antes da conquista romana haviam povoado o continente desde Portugal, no extremo oeste, � Cordilheira dos C�rpatos, no leste, da B�lgica, no norte, � It�lia no sul � nasce, segundo a lenda, de um decreto druida, os celtas estavam proibidos de escrever a pr�pria hist�ria.
    J�lio C�sar narrou a conquista da G�lia nos sete volumes do De bello gallico (Sobre a guerra G�lia), cujas primeiras palavras, Galia est omnia divisa in partes tres,unam quarum incolunt belgae (Toda a G�lia se divide em tr�s partes, numa das quais habitam os belgas), n�o h� estudante de Latim capaz de esquecer. Pois o glorioso C�sar cometeu o equ�voco de afirmar que os celtas n�o escreveram sua hist�ria por n�o confiar na pr�pria mem�ria. Na verdade, temiam que a palavra escrita pudesse ser ve�culo de magia incontrol�vel � no fundo, um argumento muito parecido com os pretextos invocados pelos censores de qualquer �poca e lugar. 

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