Home | Fórum | Downloads | Campeonatos | Estratégias Dicas | Jogos Gravados | Tirinhas Memes | Regras | mIRC | Ajuda
     Busca
     Novidades



Olá


Esse é seu IP:
54.146.59.207
Ultilize para jogos on-line.
       Bem Vindo ao Maior Site de Age of Empires II - The Conquerors da História!
Venha jogar on-line com centenas de outros jogadores no mIRC!
Aumentar Tamanho da Letra (+A) | Diminuir Tamanho da Letra (-a) | Padrão (#)
Ir para o final dessa página

| |


Downloads: game completo aqui no site.
Dicas: aplicativo para jogar online.


"Portos - Onde construí-los? - Age of Empires II - TC"

"Nunca se esqueça de uma coisa: A árvore tecnológica praticamente completa dos bizantinos permite qualquer estratégia com eles."

    Bom, como a maioria dos jogos mundo a fora são feitos com Random Map, nos depararemos com muitas partidas onde o domínio da água será de vital importância. O que me leva a escrever esta pequena matéria (cacete, deveria estar trabalhando agora!) é um erro tático básico que venho vendo desde os tempos de AoE, e nunca li nada a respeito desde então... Desde tempos imemoriais, os portos marítimos vem sendo construídos em baías, por duas razões: águas mais calmas (o que não nos afeta no jogo) e a facilidade de defesa (o que nos afeta muito!). Vocês notaram que todos temos a tendência de fazer exatamente o oposto? Pois é, normalmente os jogadores constroem os portos em istmos!!! Vejam a ilustração abaixo, de um jogo recentemente postando no MFO, entre jogadores bastante experientes e bem conhecidos e notem o posicionamento dos portos de cada um deles.

    É isso mesmo... a maioria dos benditos portos estão construídos em pontas... Mas qual é o problema disso? Amiguinhos, o problema é que é praticamente impossível defender um porto construído dessa forma com torres e castelos... Como o porto fica entre a torre e a marinha inimiga, normalmente esta pode atacá-lo sem entrar no raio de fogo da torre/castelo.

    Agora, se o porto for construído em uma baía, a coisa muda totalmente de figura. A idéia de usar as baías é para que possamos construir as torres/castelos entre o porto e o atacante. Além de proteger facilmente as construções, você tem um ótimo lugar para reagrupar e/ou ampliar a sua frota, como também proteger os seus pesqueiros. Claro que o primeiro porto deve ser plantado rapidamente, de preferência em uma área com pesca abundante e, nesse momento, pouco da costa foi explorado, mas no momento de construir os portos com objetivos bélicos devemos já ter uma boa idéia do contorno de nossa costa, e um ponto protegido deve ser escolhido para a construção das docas. Por um lado é até bom ter um porto em mar aberto, para atrair os primeiros ataques do oponente, enquanto você constrói a sua armada invencível em local protegido.

    Outra coisa que devemos pensar no momento de construir os portos é que, se isso for possível, devemos fazê-lo junto aos de um aliado. Isso permite a defesa mútua e a possibilidade de concentrar o dobro de barcos no local, caso este esteja sob ataque. Isto é até viável em ilhas, pois apesar da separação física sempre há algum ponto estreito entre as ilhas aliadas, onde podemos construir os portos frente a frente, com as torres/castelos, sobrepondo seu raio de ataque, praticamente selando o acesso à nossa área de produção de barcos. Some-se a isso facilidade de defender passagens estreitas (choke points, em MFOsês) e a tomada do mar pelo inimigo se torna praticamente impossível.

    Para ilustrar o que digo, salvei o Record de onde tirei o primeiro screenshot e passei a jogar como o jogador que se encontra às 6h. Veja como ele poderia ter construído seus portos de ataque:

    Notem que construí duas torres e seis portos, representando a possibilidade do aliado que se encontra às 5h ter compartilhado a baia. Você acharia fácil atacar tal local, especialmente quando ele estivesse cheio de galeras? I bet not... A segunda imagem mostra como a defesa pode ser otimizada com a construção de um castelo.

    Claro que baías maravilhosas como esta são poucas, pelo que escolhi uma outra, do tipo comum, para provar o que digo, fiz o mesmo na baía seguinte, do lado esquerdo desta (troquem os castelos por torres, para imaginar o setup em Feudal, seus tatus):

    Outra opção é usar pontos da costa que forma de "L", que longe de oferecer a proteção que uma baía nos da, é bem mais fácil de defender que um istmo:

    É obvio que a primeira solução é bem melhor, mas está também garante boa proteção, sendo praticamente impossível que o oponente pare suas docas antes de obter Cannon Galleons. Mas o mapa deste cara era tão bom que temos até uma terceira possibilidade: a de fechar as duas baías, podendo ter uma base gigante. No início, o fogo de duas torres não será sobreposto, mas cobriria uma área ampla o suficiente para garantir a proteção da base, e existe a possibilidade de plantar uma terceira torre na ponta central da baía dupla.
 

    Podem me chamar de exagerado... lol... mas pensem que pretendo representar aqui uma base aliada, e não de um jogador só... :)

    Vejam abaixo alguns pontos deste mapa que permitiriam uma boa proteção aos portos construídos:
 

Então, pessoal, juntem suas habilidades navais, seus super grushs ao posicionamento tático dos portos e suas defesas e fear no one!

Dicas relacionadas com o Mar:




VENHA JOGAR ON-LINE COM CENTENAS DE PESSOAS
SUPORTE 24 HORAS



 

Para jogar, basta acessar o mIRC ou copiar um dos IP´s anunciados no mIRC, abrir o jogo, clicar em "Multiplayer", "Conexão TCP/IP com a Internet para DirectPLay", "Show Games", coloca o IP e pronto.

Não ta conseguindo jogar On-Line? Resolva com esse SUPER-TUTORIAL!

Baixe o mIRC | Acesse pelo site


Voltar para o inicio da página
Pesquise em nosso site:
         Sites Amigos

Age of Empires III
Conheça o Site Brasileiro de Age of Empires III



AgeMania

Conheça o melhor Site Brasileiro de Age of Empires






Coloque um WebChat da rede AgeMania em seu site ou do seu clan!

Escolha uma Sala
(centenas de jogadores)



Problemas pra Jogar?
Clique e resolva!

Sites do Grupo: | Clash of Clans | Clash Royale | AgeMania | Age of Empires III | © 2008 ageofempires2.com.br . Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Ronny Martins | Design: EME Agência
Nossa rede no IRC: /server irc.agemania.com.br  Nosso Canal: #Age_of_Empires_2
download age of empires, download age of empires 2 full, download age of empires 3, download age of empires full