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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte V"

"Em um jogo em equipe, voc� e os outros jogadores podem reunir for�as para vencer o jogo. Se algum dos jogadores aliados atingir a condi��o ou condi��es de vit�ria, a equipe inteira vencer� o jogo."

 

Diplomacia e Com�rcio
 

Escolhendo seus aliados e inimigos
 

   Voc� pode escolher sua posi��o diplom�tica com rela��o a outros jogadores. A altera��o de sua posi��o diplom�tica n�o altera a posi��o de outros jogadores. Por exemplo, se voc� definir sua posi��o com rela��o a outro jogador como Aliado, ele pode ainda ter sua posi��o diplom�tica com rela��o a voc� definida como Inimigo. Ele atacar�, suas unidades n�o. Em geral, se voc� alterar sua postura para Inimigo contra um jogador do computador, o jogador do computador far� a mesma coisa.

  Os jogadores podem alterar sua posi��o diplom�tica durante o jogo, a menos que estejam bloqueados. Para escolher sua posi��o diplom�tica com rela��o aos outros

 


1 Clique no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior direito da tela.
2 Selecione como voc� considera cada jogador:

 

Ally [Aliado] — Suas unidades defendem as unidades e as edifica��es dos jogadores aliados como se eles fossem voc� pr�prio.  Voc� n�o pode atacar unidades ou edifica��es aliadas.
 

Neutral [Neutro] — Suas unidades ignoram as unidades e edifica��es de jogadores neutros, a menos que voc� ordene que elas ataquem. Caso sejam atacadas pelas unidades neutras, suas unidades se defender�o.
 

Enemy [Inimigo] — Suas unidades atacam as unidades e edifica��es dos jogadores inimigos que entram em seu campo visual. Reconhecimentos e Monges n�o atacam no campo visual.

 

JOGANDO EM EQUIPES


   Em um jogo em equipe, voc� e os outros jogadores podem reunir for�as para vencer o jogo. Se algum dos jogadores aliados atingir a condi��o ou condi��es de vit�ria, a equipe inteira vencer� o jogo. Jogar em equipe possui diversas vantagens. Os aliados podem guarnecer as unidades dentro das edifica��es uns dos outros, abrir e fechar port�es uns dos outros, enviar sinais e compartilhar explora��o (pesquisando Cartografia no Mercado). Al�m disso, cada civiliza��o tem a vantagem de seus b�nus de equipe exclusivos. Quando
qualquer jogador avan�a para a pr�xima idade, os outros aliados s�o notificados com uma mensagem na tela.
 

Escolhendo seus aliados
 

    Voc� pode escolher seus aliados antes de iniciar um jogo ou enquanto est� jogando. Se voc� escolher seus aliados antes de iniciar um jogo, o jogo automaticamente definir� suas configura��es de diplomacia e definira a interface de bate-papo para enviar mensagens a todos os aliados, e os Centros da cidade aliados ficar�o vis�veis no mapa quando voc� inicia o jogo.
 

Para escolher seus aliados antes de iniciar um jogo
 

    Clique no bot�o Team [Equipe] para selecionar o mesmo n�mero de equipe de seus aliados. O jogo automaticamente define sua posi��o diplom�tica para o aliado e seleciona Vit�ria aliada. Se desejar evitar que os jogadores alterem as equipes ap�s iniciar o jogo, selecione a op��o Lock Teams [Bloquear equipes] em Game Settings [Configura��es do jogo]. Al�m disso, se esta op��o estiver selecionada, voc� s� poder� pagar tributos em recursos aos jogadores aliados.

 

Para escolher seus aliados ap�s iniciar um jogo


1 Clique no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior direito da tela.
2 Clique no bot�o Ally [Aliado] para cada civiliza��o de sua equipe. Todos os jogadores que desejam se aliar devem fazer isto.
3 Clique em Allied Victory [Vit�ria aliada]. Todos os jogadores que desejam perseguir uma vit�ria aliada devem fazer isto.
 

Sinalizando aos aliados


   Em um jogo de v�rios jogadores, voc� e seus aliados podem enviar sinais um ao outro para mostrar onde foram descobertos recursos ou refor�os necess�rios.
 

Para sinalizar aliados
 

    Clique no bot�o Signal Allies [Sinalizar aliados] e em um local no mapa ou no mini-mapa. Seus aliados v�em um X no mini-mapa no local em que voc� clicou e ouvem um som de notifica��o.

 

ENVIANDO TRIBUTOS A OUTROS JOGADORES


   Se voc� construir um Mercado, � poss�vel transferir instantaneamente um tributo de madeira, alimento, ouro ou pedra de seu estoque de suprimentos para um outro jogador. Esta � uma boa maneira de incentivar um jogador a reunir for�as com voc�, ajudar um aliado que precisa de mais recursos para avan�ar para a pr�xima idade, construir um Monumento ou tentar pagar para livrar-se de um ataque iminente. Existe uma taxa de 30% para enviar tributo a outros jogadores. Por exemplo, se voc� enviar um tributo de 100 ouros, ser�o deduzidos 130 ouros de seu estoque de suprimentos (100 v�o para o jogador e 30 s�o perdidos). Voc� pode reduzir esta taxa pesquisando Cunhagem de moeda e Transa��es banc�rias (no Mercado).

Observa��o: Se for selecionada a op��o Bloquear equipes nas configura��es anteriores do jogo, voc� pode enviar tributos apenas aos seus aliados.

 

Para enviar tributos a outros jogadores
 

1 Clique no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior direito da tela.
2 Clique nos bot�es Wood [Madeira], Food [Alimento], Gold [Ouro] ou Stone [Pedra] ao lado do nome do jogador que ir� receber o tributo.

 

   Toda vez que voc� clicar no bot�o de recursos, ser� adicionado 100 ao montante do tributo (mostrado no bot�o). O montante em seu estoque de suprimentos (ap�s o tributo) � mostrado na parte superior da coluna. Se voc� clicar no bot�o quando tiver menos de 100 de qualquer recurso, o montante em seu estoque de suprimentos (menos a taxa de transa��o) ser� adicionado ao tributo.  Para cancelar o tributo sem envi�-lo, clique em Clear Tributes [Limpar tributos].


3 Para enviar os recursos a outro jogador, clique em OK.

 

COM�RCIO

 

    Existem duas maneiras de negociar: comprando e vendendo recursos com ouro e estabelecendo rotas de com�rcio com outros jogadores.

 

Comprando e vendendo recursos

 

    O com�rcio de mercadorias permite que voc� compre e venda madeira, alimento e pedra para adquirir ouro. Voc� negocia mercadorias no Mercado como se ele fosse um banco. Por exemplo, se voc� tiver muitas pedras em seu estoque de suprimentos, mas precisar de ouro para avan�ar para a Idade Imperial, poder� vender algumas de suas pedras para adquirir ouro. Ou, se voc� tiver muito ouro, mas na verdade precisar de madeira para construir seu navio, poder� usar o ouro para comprar um pouco de madeira.
    Voc� compra e vende mercadorias em lotes de 100 na taxa de c�mbio atual. O pre�o para comprar ou vender cada mercadoria flutua de acordo com os recursos que est�o sendo mais vendidos e comprados no jogo. Por exemplo, a madeira custar� menos se os jogadores a estiverem vendendo muito e custar� mais se a estiverem comprando muito. A taxa de c�mbio � atualizada seguindo cada transa��o. Voc� pode reduzir suas taxas para transa��es de mercadorias e com isso aumentar a for�a do Mercado pesquisando Guildas (no Mercado).


Para comprar ou vender mercadorias para adquirir ouro
 

1 Construa um Mercado.
2 Clique no Mercado.
Os bot�es no canto inferior esquerdo da tela mostram a taxa de c�mbio atual para comprar ou vender uma mercadoria. Por exemplo, se o bot�o Sell Wood [Vender madeira] exibir 70, voc� pode vender 100 madeiras para ganhar 70 ouros. O pre�o no bot�o reflete a taxa atual (em ouro) menos a taxa de transa��o.
3 Clique no bot�o do recurso a ser comprado ou vendido. A madeira, o ouro, o alimento ou a pedra s�o automaticamente deduzidos do estoque de suprimentos ou adicionados a ele.

 

Estabelecendo rotas de com�rcio


    Voc� pode estabelecer rotas de com�rcio com outros jogadores para gerar ouro. Pode comercializar por terra usando Carro�as ou Mercados, ou por mar usando Barcos de com�rcio ou Cais. As Carro�as s� podem comercializar em Mercados e os Barcos de com�rcio s� podem comercializar no Cais. Voc� pode comercializar com qualquer jogador (aliado, neutro ou inimigo), por�m se comercializar com seus inimigos, suas unidades comerciais provavelmente ser�o atacadas. Quanto mais longa for a rota comercial, mais ouro voc� receber�.
    A comercializa��o com outros jogadores gera ouro como lucro pelo estabelecimento e manuten��o de uma rota comercial. Nenhum recurso � realmente negociado a partir de seu estoque de suprimentos.
    O com�rcio tamb�m funciona com pontos de agrupamento. Se voc� definir um ponto de agrupamento a partir de um Cais ou de um Mercado em um Cais ou um Mercado estrangeiro, as unidades comerciais iniciar�o o com�rcio automaticamente quando produzidas. Para obter mais informa��es sobre os pontos de agrupamento, consulte o cap�tulo III.
    Se as unidades inimigas atacarem uma unidade comercial, ela se retirar� temporariamente e depois tentar� continuar pela sua rota. Se o Mercado ou o Cais estrangeiro da rota comercial for destru�do, a Carro�a ou o Barco de com�rcio retornar� para o Mercado ou o Cais, onde � recebida sua mercadoria negoci�vel e os pedidos esperados. As unidades comerciais s� podem retornar ouro aos locais pertencentes ao seu jogador e n�o aos aliados.
    O ouro que uma unidade comercial estiver carregando ao voltar de um Mercado ou Cais estrangeiro � mostrado na �rea de status na parte inferior da tela, quando essa unidade comercial � selecionada.
 

Para estabelecer uma rota comercial
 

1 Construa uma Carro�a no Mercado ou um Barco de com�rcio no Cais.
2 Clique na Carro�a ou no Barco de com�rcio e clique com o bot�o direito em um Mercado ou um Cais estrangeiro com o qual ir� negociar.
   A Carro�a ou o Barco de com�rcio viaja para o Mercado ou o Cais estrangeiro com uma carga de mercadorias negoci�veis, pega uma carga de ouro (lucro das mercadorias negoci�veis) e retorna ao seu Mercado ou ao Cais para depositar o ouro em seu estoque de suprimentos. A unidade comercial continuar� a viajar em seu trajeto de ida e volta pela rota comercial, a menos que voc� a envie para um local diferente ou que ela seja destru�da ou convertida pelo inimigo.

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