game completo aqui no site.
aplicativo para jogar online.
"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte III"
"Voc� pode vencer qualquer jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate
mortal, sendo o primeiro jogador ou equipe a derrotar seus inimigos em
conquista militar, a controlar todas as rel�quias ou construir um
Monumento." |
|
Construindo seu Imp�rio
Colocando
seus alde�es para trabalhar
Os alde�es t�m valor inestim�vel para sua civiliza��o.
Sua fun��o principal � coletar madeira, alimentos, ouro e pedra
da terra e deposit�-los em seu estoque de suprimentos. Eles
tamb�m constroem edifica��es e reparam edifica��es, barcos e
armas de cerco danificados. Em uma emerg�ncia, podem at� mesmo
ingressar em um combate. Os Navios pesqueiros tamb�m s�o
considerados na contagem de popula��o porque sua �nica
finalidade � a pesca para obten��o de alimentos. Quanto mais
alde�es voc� tiver, mais rapidamente poder� criar sua
civiliza��o. Pesquisar o Carrinho de m�o (no Centro da cidade)
faz com que os alde�es trabalhem mais rapidamente. Quando voc�
coloca um alde�o para trabalhar, o nome dele, na �rea de status
na parte inferior, indica sua tarefa atual:
Farmer [Fazendeiro] — Coleta alimentos das Fazendas e os
deposita no Centro da cidade ou no Moinho. Pesquisar tecnologias
no Moinho aumenta a produ��o da Fazenda. Clique em um Alde�o e
depois clique com o bot�o direito em uma Fazenda extinta para
ordenar ao alde�o que a reconstrua automaticamente.
Fisherman [Pescador] — Coleta alimentos da pesca pr�xima
� praia e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho. Os
Navios pesqueiros tamb�m pescam alimentos e os depositam no
Cais.
Forager [Coletor de frutas] —
Coleta alimentos da mata de forragem e os deposita no Centro da
cidade ou no Moinho, o que estiver mais pr�ximo.
Hunter [Ca�ador] — Mata veados e javalis (use mais de um
alde�o porque os javalis podem ser perigosos) para obten��o de
alimentos e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho. As
unidades militares tamb�m podem matar animais, mas nenhum
alimento pode ser coletado da carca�a.
Lumberjack [Lenhador] — Corta
�rvores para obten��o de madeira. A madeira � depositada no
Centro da cidade ou na Serraria, o que estiver mais pr�ximo.
Builder [Construtor] — Constr�i edifica��es. Quanto mais
alde�es forem designados para uma edifica��o, mais rapidamente
ela ser� constru�da.
Repairer [Consertador] — Conserta edifica��es, navios e
armas de cerco danificados em combate. Para consertar uma
edifica��o, navio ou arma de cerco, clique em um Alde�o e depois
clique com o bot�o direito do mouse na unidade a ser consertada.
Shepherd [Pastor] — Coleta alimentos dos carneiros e os
deposita no Centro da cidade ou no Moinho. Os carneiros iniciam
o jogo neutros (cinza) e sem propriet�rio. Assim que entra no
campo visual de uma unidade, um carneiro fica sob o controle
desse jogador. Voc� pode roubar a propriedade do carneiro de
outro jogador caso ele entre em seu campo visual e n�o haja
unidades de outros jogadores pr�ximos a ele. De posse do
carneiro, voc� pode moviment�-lo pr�ximo a seu ponto de dep�sito
de alimentos para coletar alimentos dele. Se voc� designar um
alde�o para coletar alimentos de um carneiro, o alde�o ir�
pastore�-lo at� o ponto de dep�sito de alimentos mais pr�ximo e
depois o matar� para coletar alimentos.
Gold Miner [Mineiro de ouro] — Coleta ouro de minas de
ouro e o deposita no Centro da cidade ou no Campo de minera��o,
o que estiver mais pr�ximo.
Stone Miner [Mineiro de pedra] — Coleta pedras de minas
de pedra e as deposita no Centro da cidade ou no Campo de
minera��o, o que estiver mais pr�ximo.
Estocando
Recursos
Os recursos, alimento, ouro e pedra s�o a base da sua
civiliza��o. Os alde�es coletam esses recursos da terra e os
depositam em seu estoque de suprimentos (mostrado no canto
superior esquerdo da tela). Use os recursos de seu estoque de
suprimentos para custear novos alde�es, soldados, edifica��es e
tecnologias, � medida que voc� cria seu imp�rio.
Os alimentos s�o um
importante recurso, usado principalmente para criar alde�es,
criar soldados, pesquisar algumas tecnologias e avan�ar para a
pr�xima idade.
A madeira � usada
principalmente para construir edifica��es, navios e algumas
armas de cerco. Ela tamb�m � usada para criar arqueiros e
pesquisar algumas tecnologias.
A pedra � usada
principalmente para criar e atualizar muralhas e torres,
Castelos e Monumentos.
O ouro � usado principalmente
para criar unidades militares avan�adas e pesquisar tecnologias
nas idades posteriores. Voc� tamb�m pode aumentar seu estoque de
suprimentos de ouro comercializando com outros jogadores
(consulte o cap�tulo V) ou guarnecendo rel�quias em um Mosteiro
(consulte o cap�tulo IV). Voc� tamb�m pode aumentar seu estoque
de suprimentos de madeira, alimentos, ouro ou pedra vendendo
recursos no Mercado. Al�m disso, outros jogadores podem pagar
tributos em ouro a voc� (consulte o cap�tulo V).
Para
coletar madeira, alimento, ou pedra
Clique em um Alde�o e depois clique com o bot�o direito em uma
�rvore, mata de forragem (ou outra fonte de alimentos), mina de
ouro, mina de pedra ou outro local de trabalho.
Por exemplo, se voc�
selecionar uma mata de forragem o alde�o coletar� o m�ximo de
alimentos que ele ou ela puder carregar, o levar� para o Centro
da cidade e o depositar� em seu estoque de suprimentos. Depois,
retornar� para a mata de forragem para coletar mais.
Quanto mais alde�es
estiverem trabalhando na coleta de recursos, mais rapidamente
aumentar� o seu estoque de suprimentos. Os alde�es podem
depositar os recursos mais rapidamente se voc� construir Moinhos
pr�ximos a fontes de alimento, Serrarias pr�ximas a florestas e
Campos de minera��o pr�ximos a minas de pedra e ouro.
Pesquisar as
seguintes tecnologias melhora as habilidades de coleta de seus
alde�es: Carrinho de m�o, Carreta (Centro da cidade); Arado
pesado (Moinho); Machado de duplo gume, Serra de arco, Serra
bra�al (Serraria); Mina de pedra, Mina de ouro, Minera��o de
pedra aluvial, Minera��o de ouro aluvial (Campo de minera��o).
Os recursos se
esgotam gradualmente e depois desaparecem. Quando isso acontece,
o alde�o vai para o mesmo tipo de lugar, se houver um pr�ximo,
ou fica ocioso at� que voc� d� novas ordens.
Para
localizar alde�es ociosos
Clique no
bot�o Idle Villager [Alde�o ocioso] pr�ximo ao minimapa. Cada
vez que voc� clica no bot�o, sua tela � centralizada no pr�ximo
alde�o ocioso, Navio pesqueiro, Carro�a, Barco de com�rcio,
Navio de transporte ou edifica��o com unidades guarnecidas.
Para exibir
os recursos em um local de trabalho
Clique em uma mata de forragem, Arvore, Mina de
pedra, Mina de ouro ou outro local de trabalho. A quantidade de
recursos que ele cont�m � mostrada na �rea de status na parte
inferior da tela.
Fazendas e
armadilhas para peixes
Fazendas e Armadilhas para peixes s�o as �nicas fontes
renov�veis de alimentos. Um alde�o constr�i uma Fazenda (ou um
Navio pesqueiro cria uma Armadilha para peixes) e depois coleta
alimentos dele e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho
(ou no Cais). Somente um fazendeiro pode trabalhar em uma
Fazenda, e apenas um Navio pesqueiro pode trabalhar em uma
Armadilha para peixes.
Para
coletar alimentos de uma Fazenda ou em uma Armadilha para peixes
Ap�s construir um Moinho, clique em um alde�o, clique
no bot�o Buildings [Edifica��es] e depois no bot�o Build Farm
[Construir fazenda].
–ou–
Depois de avan�ar para a Idade Feudal, clique em um Navio
pesqueiro e depois clique no bot�o Build Fish Trap [Construir
armadilha para peixes].
Quando todo o alimento tiver sido
coletado de uma Fazenda ou em uma Armadilha para peixes, ele
expira e o alde�o ou o Navio pesqueiro que estava trabalhando
ali fica ocioso nesse lugar. Gradualmente, a Fazenda ou a
Armadilha para peixes come�a a desaparecer.
Para
reconstruir uma Fazenda ou uma Armadilha para peixes
Clique em um Alde�o ou em um Navio pesqueiro e depois clique
com o bot�o direito em uma Fazenda ou em uma Armadilha para
peixes expirada.
Reconstruir uma
Fazenda ou uma Armadilha para peixes custa o mesmo que
construir uma nova, por�m � mais eficiente, porque voc� n�o
precisa usar o bot�o Criar Fazenda ou Criar armadilha para
peixes. Quando uma Fazenda ou uma Armadilha para peixes expira,
voc� ouve um aviso de notifica��o. Para ir para o local, clique
no bot�o Idle Villager [Alde�o ocioso]. Uma Fazenda ou uma
Armadilha para peixes permanece expirada por um breve per�odo,
depois desaparece e deve ser recriada usando os bot�es Build
[Criar].
Construindo
edifica��es
Construir edifica��es custa madeira ou pedra. Voc� pode
construir mais de uma de cada edifica��o. Por exemplo, voc� pode
construir duas Serrarias ou tr�s Campos de minera��o. � medida
que voc� avan�a pelas idades, a apar�ncia de cada edifica��o
evolui e novas unidades militares, atualiza��es, tecnologias e
edifica��es ficam dispon�veis. Civiliza��es aliadas n�o podem
ajudar-se mutuamente na constru��o de edifica��es (exceto
pagando tributos em madeira ou pedra necess�ria um ao outro).
Pesquisar
Alvenaria e Arquitetura (na Universidade) aumenta os pontos de
vida de suas edifica��es e muralhas. Pesquisar Guindaste do
Moinho (na Universidade) reduz o tempo de constru��o. Voc� pode
atualizar os pontos de vida de seu Castelo pesquisando Pali�adas
(no Castelo). � poss�vel atualizar o alcance do Centro da
cidade, do Castelo e da Torre e atacar pesquisando Fabrica��o de
flechas, Flecha-punhal e Bra�al (na Ferraria).
Para obter
descri��es das edifica��es que voc� pode construir, consulte o
cap�tulo VI.
Para
construir uma edifica��o,
1 Clique em um Alde�o (ou selecione um grupo). Quanto
mais alde�es forem designados a uma edifica��o, mais rapidamente
ela ser� constru�da.
2 Clique no bot�o Buildings [Edifica��es] ou Military
Buildings [Edifica��es militares].
3 Clique no bot�o da edifica��o a ser constru�da. Por
exemplo, para construir uma Casa, clique no bot�o Build House
[Construir casa]. Para exibir as demais edifica��es que seus
alde�es podem construir, clique no bot�o More Buildings [Mais
edifica��es].
4 Clique em um local no mapa. A edifica��o ser� mostrada
em vermelho brilhante, caso voc� n�o possa construir em um
determinado lugar.
Para construir
mais de uma da mesma edifica��o, mantenha a tecla SHIFT
pressionada e depois clique em v�rios locais do mapa. Para
construir v�rias muralhas, clique em um local e depois arraste o
ponteiro onde desejar constru�-las.
Para construir um
Port�o
Avance para a Idade Feudal, clique
em um Alde�o, clique no bot�o Military Buildings [Edifica��es
militares] e no bot�o Build Gate [Construir port�o] e depois
clique em um local ou pr�ximo a uma muralha existente, onde
deseja construir o Port�o.
Consertando
edifica��es, navios e armas de cerco
Edifica��es, navios e armas de cerco pegam fogo quando s�o
danificados em combate. Seus alde�es podem consert�-los at�
atingir seus pontos de vida completos. Os consertos custam uma
porcentagem do custo original para construir o navio, a
edifica��o ou a arma de cerco e s�o conclu�dos em uma fra��o do
tempo. Como a constru��o, os reparos levam menos tempo se voc�
usar v�rios alde�es. Voc� tamb�m pode consertar edifica��es,
navios e armas de cerco dos aliados. O custo de consertos �
deduzido do estoque de suprimentos do propriet�rio. Alde�es
guarnecidos n�o podem consertar estando dentro de uma
edifica��o.
As
edifica��es mostram danos quando s�o atacadas e seus pontos de
vida s�o reduzidos. Elas ficam em chamas quando moderadamente
danificadas; todas as unidades guarnecidas s�o expulsas quando
profundamente danificadas; e desaparecem quando s�o destru�das.
A �rea de status na parte inferior da tela mostra o quanto uma
edifica��o ou unidade foi danificada. Quanto mais verde estiver
na barra de ponto de vida, em melhor condi��o estar� sua
edifica��o ou unidade.
Para consertar uma
edifica��o, um navio ou uma arma de cerco
Clique em um
Alde�o (ou selecione um grupo) e depois clique com o bot�o
direito na edifica��o, navio ou arma de cerco a serem reparados.
Aumentando
sua popula��o
Para poder criar novos alde�es, unidades militares e navios,
voc� deve ter alojamentos suficientes para abrigar a nova
popula��o. Uma Casa abriga cinco unidades. O Centro da cidade
tamb�m abriga cinco unidades. O Castelo abriga 20 unidades. Se
uma Casa, um Centro da cidade ou um Castelo que abrigam as
unidades forem destru�dos, voc� n�o perder� as unidades �s quais
eles abrigam, mas dever� construir novos alojamentos para poder
criar qualquer unidade nova.
O limite de
popula��o definido no come�o do jogo determina a quantos
alde�es, unidades militares ou navios sua civiliza��o pode
abrigar. O limite padr�o de popula��o para a maioria dos jogos �
de 200. Voc� pode aumentar ou reduzir o limite de popula��o
antes de iniciar um jogo, alterando-o na caixa Population
[Popula��o] nas configura��es anteriores do jogo. Para obter
descri��es dos alde�es, unidades militares e navios que voc�
pode construir, consulte o cap�tulo VII.
AVAN�ANDO PARA A PR�XIMA IDADE
A maioria dos jogos come�a na Idade M�dia e voc� tenta
avan�ar para a Idade Feudal, Idade do Castelo e Idade Imperial
para melhorar a resist�ncia de sua civiliza��o. Avan�ar para a
pr�xima idade permite que voc� construa diferentes tipos de
edifica��es, crie unidades militares mais poderosas e pesquise
tecnologias mais avan�adas. Cada civiliza��o tem uma unidade
exclusiva que somente pode ser criada iniciando na Idade dos
Castelos. Para poder avan�ar para a pr�xima idade, voc� deve ter
recursos suficientes para custear o avan�o e duas edifica��es
diferentes da idade atual. As edifica��es devem ser aquelas
usadas para criar unidades ou pesquisar tecnologia (n�o Casas,
Fazendas, torres, muralhas ou Port�es). Por exemplo, para
avan�ar da Idade M�dia para a Idade Feudal, voc� deve ter um
Moinho e Quart�is militares. Para avan�ar para a Idade Imperial,
voc� precisa de duas edifica��es diferentes ou de um Castelo.
Dark Age [Idade
das Trevas]
Ap�s o colapso
final do Imp�rio Romano do Ocidente no s�culo 5o, a Europa
Ocidental mergulhou em um longo per�odo de barbaridade,
ilegalidade e recuo da economia, que veio a ser conhecido como
Idade das Trevas. A infra-estrutura dos romanos, incluindo
cargos p�blicos, cortes, imposi��o da lei, educa��o, registros
gravados, cunhagem de moedas e com�rcio desapareceram quase que
totalmente. Os invasores germ�nicos do norte dos rios Reno e
Dan�bio substitu�ram uma estrutura pol�tica tribal com base na
lealdade aos bravos guerreiros locais. Uma recupera��o gradual
foi favorecida por tr�s influ�ncias principais: l�deres
excepcionais que estabilizaram grandes �reas, a Igreja Crist�
(operando de Roma e da Irlanda) que preservou e espalhou um
pouco de cultura e economias revitalizadas com base na
agricultura (especialmente a madeira e o com�rcio de tecidos).
Feudal Age
[Idade Feudal]
O
Imp�rio Franco, fundado por Carlos Magno no s�culo 9o, pode ser
considerado o final da Idade das Trevas na Europa e o in�cio da
Idade Feudal. Os grupos de tribos b�rbaras que invadiram a maior
parte da Europa Ocidental estavam abrindo caminho para poderes
regionais mais bem organizados. A Igreja em Roma estava
fornecendo uma estrutura social de unifica��o. Carlos Magno
tentou reviver a cultura e encorajou um novo interesse pelas
artes. Contudo, seu imp�rio rompeu-se ap�s sua morte e novas
ondas de b�rbaros desfizeram muito do seu trabalho. O poder
pol�tico e econ�mico desviou-se dos reis para os senhores locais
que impunham regras em uma hierarquia de depend�ncia em
transforma��o. As pessoas comuns trabalhavam no campo para dar
suporte � hierarquia dos nobres e dos sacerdotes sobre elas.
Castle Age
[Idade dos Castelos]
Os castelos
come�aram a aparecer nas paisagens da Europa no s�culo 9o, �
medida que os senhores locais buscavam solidificar seu poder. Os
castelos os protegiam contra vizinhos e forneciam um abrigo
seguro do qual os guerreiros montados podiam sair e controlar o
pa�s vizinho. T�pica da Idade dos Castelos foi a conquista de
Gales por Eduardo I da Inglaterra. Colocando um grande n�mero de
castelos em pontos estrat�gicos por toda a terra de Gales,
Eduardo realizou sua conquista com o m�nimo de luta. Os castelos
eram inconquist�veis pelos guerreiros dispersos de Gales. Os
soldados ingleses internos podiam sair, � sua conveni�ncia, e
controlar a conduta do com�rcio, a colheita e a coleta de
impostos. A Idade dos Castelos assistiu um aumento na popula��o,
o crescimento econ�mico e no com�rcio, a Cruzada � Terra Santa,
um novo interesse pelas artes, a ascens�o dos cavaleiros e a
forma��o de grandes reinos.
Imperial
Age [Idade Imperial]
O surgimento dos
grandes reis e de sua busca por imp�rios ocasionou o segmento
final da Idade M�dia, que pode ser chamado de Idade Imperial. O
sistema feudal estava sendo substitu�do pelos reis governando as
na��es na Inglaterra, na Fran�a, na Espanha e na Escandin�via. O
com�rcio desenvolvia-se e as cidades cresciam em tamanho e
poder. A Renascen�a estava surgindo na It�lia e espalhando-se
pela Europa. A tecnologia e a cultura superavam as do mundo
antigo. As armas de fogo e outras inova��es trouxeram um fim ao
dom�nio militar dos cavaleiros e dos castelos. Este fim da Idade
M�dia pode ser marcado por diversos eventos importantes, como a
tomada de Constantinopla pelos turcos, a descoberta do Novo
Mundo, o contato comercial por mar com a �sia e a Reforma de
Martinho Lutero.
Para avan�ar para a
pr�xima idade
Clique no Centro da cidade e depois
no bot�o Advance to Feudal Age [Avan�ar para a Idade Feudal],
Advance to Castle Age [Avan�ar para a Idade dos Castelos] ou
Advance to Imperial Age [Avan�ar para a Idade Imperial].
=>
ir
para o pr�ximo (Capitulo IV)
=>
voltar
para o �ndice de dicas para super-iniciantes