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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte II"

"Voc� pode vencer qualquer jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate mortal, sendo o primeiro jogador ou equipe a derrotar seus inimigos em conquista militar, a controlar todas as rel�quias ou construir um Monumento."

 

Configurando Um Jogo
 

Tipos de jogos
 

   Quando estiver familiarizado com os princ�pios do Age of Empires II, voc� pode jogar qualquer um dos seguintes tipos de jogos. Muitos jogadores come�am com a campanha e depois disputam jogos de um jogador ou v�rios jogadores com Mapa aleat�rio. Em um jogo de um jogador, voc� compete com jogadores controlados pelo computador. Em um jogo de v�rios jogadores, voc� compete com outros jogadores humanos por uma rede local ou pela Internet.

Jogo de campanha
 

  Junte-se a Joana D’Arc, Genghis Khan, Saladin ou Frederico Barbaruiva em uma s�rie de cen�rios baseados em hist�ria. Voc� deve vencer cada jogo para poder progredir para o seguinte na campanha. Para jogar uma campanha Clique em Single Player [Um jogador], no menu principal, clique em Campaigns [Campanhas] e depois clique no nome da campanha que quiser jogar. Se estiver aprendendo a jogar o Age of Empires II, conv�m come�ar com a campanha de aprendizado de William Wallace. Basta clicar em Learn to Play [Aprender a jogar] no menu principal.

 

Jogo com Mapa aleat�rio
 

   Em um jogo com Mapa aleat�rio, voc� disputa um jogo diferente a cada vez porque o mapa nunca � o mesmo. Voc� pode usar configura��es padr�o de jogo ou escolher as suas pr�prias, como o n�mero de jogadores e suas civiliza��es, tipo e tamanho do mapa, limite de popula��o, quantidade de recursos iniciais, idade inicial e condi��o de vit�ria.

 

Para disputar um jogo com mapa aleat�rio de um jogador


    Clique em Single Player [Um jogador], no menu principal, clique em Random Map [Mapa aleat�rio] e depois escolha as Configura��es do jogo. Para obter ajuda na escolha dessas configura��es, mantenha o ponteiro do mouse sobre qualquer item da tela para exibir informa��es no canto inferior direito. Para disputar um jogo com mapa aleat�rio de v�rios jogadores, consulte “Jogos de v�rios jogadores” mais adiante neste cap�tulo.
 

Jogo do regic�dio


   Em um jogo de Regic�dio, seu Rei deve ser o �ltimo sobrevivente. Se seu rei for morto voc� ser� eliminado do jogo. Todos os jogadores come�am o jogo com um Rei, um Centro da cidade, um Castelo e v�rios alde�es. Seu Rei n�o possui pontos de vida e nenhum ataque, portanto, mantenha-o altamente protegido. Voc� n�o pode criar um novo Rei e ele s� fica dispon�vel em um jogo de Regic�dio. Em um jogo de Regic�dio, a tecnologia de Espi�es (no Castelo) funciona de uma maneira exclusiva (para obter os benef�cios normais de Espi�es, consulte o cap�tulo VIII). Toda vez que voc� pesquisar Espi�es em um jogo de Regic�dio, um sinal indica onde est� o rei do(s) inimigo(s). Voc� ver� um X no minimapa e ouvir� um som de notifica��o. O local � revelado temporariamente e, portanto, para n�o perder de vista o local do Rei talvez seja necess�rio pesquisar Espi�es v�rias vezes. Em um jogo de Regic�dio, os custo de tecnologias ser� incorrido toda vez que voc� pesquisar Espi�es.

 

Para disputar um jogo de Regic�dio de um jogador


   Clique em Single Player [Um jogador] no menu principal, clique em Regicide [Regic�dio] e depois escolha as configura��es do jogo. Para obter ajuda na escolha destas configura��es, mantenha o ponteiro do mouse sobre qualquer item na tela para exibir informa��es no canto inferior direito. Para disputar um jogo de Regic�dio de v�rios jogadores, consulte “Jogos de v�rios jogadores”, mais adiante neste cap�tulo.

 

Jogo de combate mortal
 

    Em um Combate mortal, todos os jogadores come�am o jogo com grandes estoques de suprimento de madeira, alimento, ouro e pedra — e ent�o lutam at� a morte. Para disputar um jogo do Combate mortal de um jogador Clique em Single Player [Um jogador] no menu principal, clique em Death Match [Combate mortal] e depois escolha as configura��es do jogo. Para obter ajuda na escolha destas configura��es, mantenha o ponteiro do mouse sobre qualquer item na tela para exibir informa��es no canto inferior direito. Para disputar um Combate mortal no jogo de v�rios jogadores, consulte “Jogos de v�rios jogadores”, mais adiante neste cap�tulo.

 

Campanhas e cen�rios personalizados


    Uma campanha ou cen�rio personalizado � um jogo ou uma s�rie de jogos relacionados que voc� ou seus amigos criaram. Para obter informa��es sobre cen�rios personalizados, consulte “Criando campanhas e cen�rios personalizados”, mais adiante, neste cap�tulo. Para jogar em um cen�rio ou campanha personalizado Clique em Single Player [Um jogador] no menu principal e depois clique em Custom Scenario [Cen�rio personalizado] ou Custom Campaign [Campanha personalizada].

 

Gravando e reproduzindo jogos
 

Voc� pode gravar jogos de um jogador ou de v�rios jogadores e v�-los posteriormente. Para gravar e reproduzir jogos:


1 Antes de iniciar um jogo, selecione Record Game [Gravar jogo] na tela de configura��es antecipadas do jogo.
2 Dispute um jogo como normalmente o faria. O jogo � automaticamente salvo com um nome gen�rico e cont�m a data e a hora em que foi disputado.
3 Para ver um jogo gravado, clique em Saved Game [Jogo salvo] no menu principal. Selecione o jogo que voc� deseja ver na lista Select Saved Game [Selecionar jogo salvo]. Voc� pode usar os controles no canto inferior esquerdo para determinar o ponto de vista do jogador, e para reproduzir o jogo em um ciclo de demonstra��o. Voc� tamb�m pode voltar, fazer pausa e rolar avan�ar rapidamente.

 

Dica: Se desejar capturar uma imagem de tela de sua vit�ria, pressione as teclas CRTL + PRINT SCREEN. Os bitmaps s�o salvos como uma s�rie no diret�rio onde o jogo foi instalado (por exemplo, AoE0001.bmp, AoE0002.bmp)

 

Escolhendo uma civiliza��o


     Ao disputar um jogo de Mapa aleat�rio, Regic�dio ou Combate mortal, voc� pode selecionar com qual das treze grandes civiliza��es medievais deseja travar batalha ou conduzir � gl�ria. Cada civiliza��o possui habilidades particulares, uma �nica unidade militar que pode ser criada iniciando na Idade dos Castelos, um b�nus especial que se aplica durante os jogos em equipe e acesso a determinadas unidades e tecnologias. Voc� pode escolher sua civiliza��o e as civiliza��es dos oponentes de seu computador. Ao escolher uma civiliza��o, considere o tipo de mapa, condi��es de vit�ria e pontos fortes e fracos de seus oponentes. Para obter informa��es sobre os recursos de cada civiliza��o, consulte o cart�o de refer�ncia fornecido com o jogo e as �rvores tecnol�gicas no ap�ndice ou no jogo. Voc� tamb�m pode escolher uma civiliza��o aleat�ria para deixar que o computador escolha as civiliza��es para voc� e para todos os outros jogadores. Mais de um jogador pode escolher a mesma civiliza��o. Em um jogo cooperativo de v�rios jogadores, dois ou mais jogadores podem escolher o mesmo n�mero de jogador e compartilham o controle de uma �nica civiliza��o. B�nus de equipe se aplicam a todos os membros da equipe e s�o calculados depois que o jogo � iniciado. Se um membro da equipe mudar de equipe ou for eliminado do jogo, os b�nus de equipe no in�cio do jogo permanecem em efeito.

 

Escolhendo um mapa


    Antes de iniciar um jogo com Mapa aleat�rio, Regic�dio ou Combate mortal voc� pode selecionar o tipo de mapa a ser usado. Algumas civiliza��es t�m vantagens de combate em determinados tipos de mapa. Por exemplo, os vikings s�o excelentes na guerra naval e t�m uma vantagem em mapas com extens�es de �gua. Se o tipo de mapa estiver definido como Aleat�rio, ele ser� escolhido para voc� (exceto Lago de cratera, Corrida do ouro, Floresta negra ou Fortaleza).

 

Arabia [Ar�bia] — Deserto �rido com eleva��es e penhascos estrat�gicos, mas vegeta��o e �gua escassas.

Archipelago [Arquip�lago] — Um grupo de grandes ilhas. Talvez voc� n�o seja o �nico habitante.

Baltic [B�ltico] — Um oceano com pen�nsulas e ba�as protegidas.

Black Forest [Floresta negra] — Ilhas de mata em um grande n�mero de �rvores. Siga os caminhos pela floresta para encontrar seus aliados e inimigos.

Coastal [Costeiro] — Onde a terra se encontra com o oceano, com muita �gua e uma extensa �rea de terra para batalhas terrestres ou mar�timas.

Continental — Uma grande massa de terras cercada pelo mar; rios podem separar jogadores e equipes.

Crater Lake [Lago de cratera] — (Somente para v�rios jogadores.) Uma ilha repleta de ouro no centro de um lago de caldeira. A eleva��o abrupta e a falta de �rvores dificultam a edifica��o ali.

Fortress [Fortaleza] — Uma cidade com muralhas e port�es e todas as edifica��es que voc� precisa para formar rapidamente suas for�as.

Gold Rush [Corrida do ouro] — Uma quantidade imensa de ouro e alguns lobos no meio de um deserto.

Highland [Planalto] — Longe do oceano e com densa floresta, mas com muitos rios e muito espa�o para manobras.

Islands [Ilhas] — Cada jogador come�a sozinho em uma ilha; ilhas desabitadas podem ser ricas em recursos, portanto, prepare-se para dominar o mar.

Mediterranean [Mediterr�neo] — Um mar continental cercado por terras; parece ilusoriamente pac�fico.

Migration [Migra��o] — (Somente para v�rios jogadores.) Uma min�scula ilha que n�o tem recursos para sustent�-lo por muito tempo at� que voc� se mude para a terra firme, onde a luta � acirrada.

Rivers [Rios] — Plan�cies pantanosas cheias de bancos de areia; rios separam jogadores.

Team Islands [Ilhas de equipes] — Uma ilha compartilhada por voc� e seus aliados e uma outra habitada por seus inimigos. As ilhas n�o s�o ligadas por bancos de areia, portanto, fique atento aos Navios de transporte inimigos.

 

COMO VENCER:


   O modo de vencer um jogo depende de suas condi��es de vit�ria. Se estiver disputando um jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate mortal, voc� poder� escolher a condi��o de vit�ria antes de iniciar o jogo. Se estiver disputando qualquer outro tipo de jogo, voc� vencer� atingindo o(s) objetivo(s) exibido(s) no come�o do jogo, os quais tamb�m poder�o incluir condi��o(�es) de vit�ria exigida(s) para vencer o jogo. Voc� pode exibir os objetivos novamente durante um jogo, clicando no bot�o Objectives [Objetivos] na parte superior da tela.
 

Standard victory [Vit�ria padr�o]
 

   Voc� pode vencer qualquer jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate mortal, sendo o primeiro jogador ou equipe a derrotar seus inimigos em conquista militar, a controlar todas as rel�quias ou construir um Monumento. Voc� e seus oponentes n�o precisam adotar a mesma condi��o de vit�ria. Por exemplo, voc� pode tentar vencer pela conquista, enquanto seu oponente tenta vencer construindo um Monumento.

 

Conquest victory [Vit�ria por conquista]

 

O primeiro jogador (ou equipe) a derrotar todos os oponentes vence. Para derrotar um jogador, voc� deve destruir todas as unidades e edifica��es, exceto: Torres, Muralhas, port�es, Rel�quias, Navios pesqueiros, Armadilhas para peixes, Navios de transporte, Barcos de com�rcio, Carro�as, Fazendas e carneiros.

 

Wonder victory [Vit�ria por monumento]


   Vence o primeiro jogador a construir um Monumento que permanecer pelo per�odo de tempo requerido. Para poder construir um Monumento, voc� deve avan�ar para a Idade Imperial e coletar muitos recursos. Quando uma civiliza��o come�a a construir um Monumento, as outras civiliza��es s�o notificadas e informadas de sua localiza��o no mini-mapa no canto inferior direito da tela. Quando o Monumento � conclu�do, todas as civiliza��es s�o notificadas e um rel�gio em contagem regressiva aparece no canto superior direito da tela. A cor do rel�gio indica qual civiliza��o possui o Monumento. Se um Monumento for destru�do antes do per�odo de tempo requerido, a contagem regressiva � encerrada. O tamanho do mapa determina por quanto tempo um Monumento precisa permanecer para vencer o jogo.


Relics victory [Vit�ria por Rel�quias]


   Vence o primeiro jogador ou equipe que controlar todas as Rel�quias pelo per�odo de tempo requerido. As Rel�quias s�o objetos especiais (semelhantes a trof�us) posicionados aleatoriamente no mapa. Existem v�rias Rel�quias em um mapa. Elas somente podem ser movidas se forem carregadas por um Monge (consulte o cap�tulo IV) e devem ser guarnecidas dentro de um Mosteiro para que sejam controladas por sua civiliza��o. As Rel�quias n�o podem ser destru�das. Por exemplo, se um Navio de transporte afundar com um Monge carregando uma rel�quia � bordo, a Rel�quia aparece em uma praia pr�xima. Quando uma civiliza��o possui todas as Rel�quias, todas as civiliza��es s�o notificadas e um rel�gio em contagem regressiva aparece no canto superior direito da tela. A cor do rel�gio indica qual civiliza��o controla as Rel�quias. Vence o jogo o primeiro jogador que controlar todas as Rel�quias pelo tempo requerido (at� que o rel�gio chegue ao zero). Se qualquer Rel�quia mudar de propriet�rio antes do t�rmino do per�odo de tempo requerido, a contagem regressiva � encerrada. O tamanho do mapa determina por quanto tempo voc� deve controlar as rel�quias para vencer o jogo.

 

OUTRAS CONDI��ES DE VIT�RIAS


    Se n�o quiser executar as condi��es padr�o de vit�ria (vit�ria por Conquista, Monumento ou Rel�quias), voc� pode escolher uma destas condi��es de vit�ria alternativas antes de iniciar um jogo.

 

Vit�ria por tempo


   Vence o jogador ou equipe com a mais alta pontua��o quando o cron�metro expirar. Voc� tamb�m pode vencer por conquista militar, independentemente do tempo restante. Quando seleciona esta condi��o de vit�ria, voc� escolhe o limite de tempo. Um rel�gio em contagem regressiva � exibido no canto superior direito da tela. Quando o rel�gio chega ao zero, o jogo termina e o jogador (ou equipe) com a pontua��o mais alta vence. A pontua��o da equipe � a m�dia das pontua��es de todos os membros da equipe. Para exibir a pontua��o Clique no bot�o Advanced Commands [Comandos avan�ados] pr�ximo ao minimapa no canto inferior direito da tela e depois clique no bot�o Statistics [Estat�stica] acima dele e � esquerda. O bot�o Estat�stica exibe informa��es diferentes dependendo do modo do minimapa que voc� selecionou. Se voc� selecionou o modo de Minimapa normal, � exibida a pontua��o para cada jogador. Se voc� selecionou o modo Combate ou Econ�mico, mantenha o ponteiro do mouse sobre os bot�es do minimapa para exibir informa��es no canto inferior esquerdo.

 

Vit�ria por pontua��o


    Vence o primeiro jogador ou equipe que atingir a pontua��o requerida. Os jogadores recebem pontos por v�rias realiza��es, conforme explicado, a seguir, no c�lculo de pontua��o. Voc� tamb�m pode vencer por conquista militar, independentemente da pontua��o. Quando seleciona esta condi��o de vit�ria, voc� escolhe a pontua��o. A pontua��o da equipe � a m�dia das pontua��es de todos os membros da equipe. A pontua��o � calculada do seguinte modo. A tela Achievements [Realiza��es] no jogo fornece detalhes sobre suas realiza��es. Recursos em estoque de suprimentos = 1/10 de ponto por unidade. Por exemplo, cada vez que um alde�o deposita dez alimentos em seu estoque de suprimentos, voc� recebe um ponto. Receber um tributo de 500 ouros vale 50 pontos e assim por diante. O jogador que envia o tributo perde o valor em pontos desses recursos. Construir edifica��es, criar unidades e pesquisar tecnologias dobra o n�mero de pontos dos recursos. Por exemplo, coletar 30 madeiras vale 3 pontos, mas construir uma Casa (que custa 30 madeiras) vale 6 pontos. Portanto, pesquisar uma tecnologia que custa 50 alimentos e dez ouros vale 12 pontos. Os recursos usados para construir ou pesquisar s�o subtra�dos de sua pontua��o, portanto os 12 pontos deste exemplo, na realidade, resultam em um aumento l�quido de apenas seis pontos na pontua��o. O valor de qualquer unidade que for destru�da ou convertida � adicionado � pontua��o do jogador que a destr�i e � subtra�do da pontua��o do jogador que a possui. Por exemplo, se criar uma unidade custa 50 alimentos (cinco pontos), esta cria��o vale dez pontos ap�s realizada. Se voc� destruir ou converter a unidade, s�o adicionados dez pontos � sua pontua��o e s�o descontados dez pontos da pontua��o de seu oponente. Cada 1% explorado no mapa = dez pontos.


Jogos de v�rios jogadores


    Em um jogo de v�rios jogadores, voc� joga com ou contra outros jogadores humanos por uma rede, pela Internet, por um modem ou por uma conex�o em s�rie. At� oito jogadores podem se conectar a um jogo por uma rede ou pela Internet. Dois jogadores podem se conectar a um jogo por modem ou conex�o serial. Para jogar na internet acesse o MIRC.

Criando ou ingressando em um jogo de v�rios jogadores


   Voc� pode criar um jogo no qual outros jogadores podem ingressar. O jogador com o computador mais r�pido deve criar o jogo. Para criar ou ingressar em um jogo de v�rios jogadores
 

1 Se voc� estiver se conectando por uma rede ou pela Internet, estabele�a sua conex�o antes de iniciar o Age of Empires II.


2 Clique em Multiplayer [V�rios jogadores] no menu principal.
 

3 Selecione seu tipo de conex�o. Os tipos de conex�o listados dependem do hardware, do software e dos servi�os que voc� estiver usando. Se voc� estiver em uma rede e n�o souber qual protocolo ela usa, consulte seu administrador de rede. Entre os tipos comuns de conex�o est�o:


IPX Connection for DirectPlay [Conex�o IPX para DirectPlay] — Conecta por uma rede que usa o protocolo IPX.

Internet TCP/IP Connection for DirectPlay [Conex�o TCP/IP de Internet para DirectPlay] — Conecta pela Internet ou por uma rede que usa o protocolo TCP/IP.

Local (LAN) TCP/IP Connection [Conex�o TCP/IP Local (LAN)] — Conecta por uma rede que usa o protocolo TCP/IP. Se voc� escolher este tipo de conex�o, os jogos automaticamente aparecem na lista; voc� n�o precisa clicar em Mostrar jogos.

Modem Connection for DirectPlay [Conex�o por modem para DirectPlay] — Conecta dois computadores usando um modem de 28,8 Kbps (ou mais r�pido)

Serial Connection for DirectPlay [Conex�o serial para DirectPlay] — Conecta dois computadores usando um cabo de modem nulo.

 

4 Para ingressar em um jogo, clique no bot�o Show Games [Mostrar jogos], no jogo em que ir� ingressar e depois clique no bot�o Join [Ingressar]. Somente jogos criados com o mesmo jogo Age of Empires que voc� estiver usando aparecem na lista de jogos. Por exemplo, se estiver usando o Age of Empires II, a lista de jogos n�o exibir� jogos criados com o Age of Empires ou Rise of Rome Expansion. Al�m disso, os jogos devem ser da mesma vers�o; se um jogador tiver uma vers�o patch, ser� necess�rio que todos os jogadores tamb�m tenham.
–ou–
Para criar um jogo, clique no bot�o Create [Criar]. Siga as instru��es que aparecem na tela para obter o tipo de conex�o que voc� est� usando. Selecione as configura��es do jogo. Para obter ajuda sobre as configura��es, mantenha o ponteiro sobre qualquer item da tela para exibir informa��es no canto inferior direito da tela. Para analisar as configura��es do jogo com outros jogadores, digite na caixa Bate-papo e pressione ENTER para enviar a mensagem.

 

5 Se estiver ingressando em um jogo, voc� pode selecionar sua Civilization [Civiliza��o], Player [Jogador] e Team [Equipe].
–ou–
Ser voc� for o criador do jogo, poder� selecionar todas as configura��es: Name [Nome] — Mostra os nomes dos jogadores. Se estiver criando um jogo, feche algumas das posi��es na lista Name [Nome] para limitar um jogo para menos de oito jogadores. Fechar uma posi��o ocupada por um jogador expulsa um jogador do jogo. Selecionar Computer [Computador] permite que os oponentes do computador disputem o jogo. Civilization [Civiliza��o] — Mostra a civiliza��o de cada jogador. Cada civiliza��o tem habilidades especiais e pode pesquisar diferentes tecnologias. Para obter mais informa��es sobre atributos da civiliza��es, consulte o encarte que acompanha o jogo ou as �rvores tecnol�gicas no ap�ndice ou no jogo. Mais de um jogador pode escolher a mesma civiliza��o. Player [Jogador] — Mostra a posi��o inicial no mapa e a cor da civiliza��o. Para alterar a configura��o, clique no n�mero de jogadores. Para disputar um jogo cooperativo, dois ou mais jogadores devem escolher o mesmo n�mero de jogadores e compartilhar o controle de uma �nica civiliza��o. Cada jogador pode dar ordens irrestritas (e at� mesmo conflitantes) para todas as unidades. Team [Equipe] — Mostra os jogadores que quiserem iniciar o jogo como aliados. Voc� pode selecionar uma equipe clicando no n�mero do Team [Equipe]. Um tra�o (-) na caixa Team [Equipe] indica que n�o h� equipe. Os jogadores da mesma equipe t�m, automaticamente, sua posi��o diplom�tica definida como Ally [Aliado] e a op��o Allied Victory [Vit�ria aliada] � selecionada. Se desejar evitar que os jogadores alterem as equipes ap�s o in�cio do jogo, marque a caixa de sele��o Lock Teams [Bloquear equipes] (nas configura��es anteriores do jogo). Al�m disso, se esta op��o estiver definida, voc� s� poder� pagar tributos aos jogadores aliados. Se as equipes do jogo n�o estiverem bloqueadas, os jogadores poder�o alterar as alian�as durante o jogo, clicando no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior direito da tela.

 

6 Quando estiver pronto para come�ar o jogo, clique em I'm Ready! [Estou pronto!] Todos os jogadores devem clicar em I'm Ready! [Estou pronto!] para que o host possa iniciar o jogo. Os nomes dos jogadores que est�o prontos s�o mostrados em verde. Se mudar de id�ia antes do in�cio do jogo, clique novamente na caixa de sele��o. O jogo n�o ser� iniciado at� que todos os jogadores estejam prontos e o criador do jogo o inicie. Se voc� for o criador do jogo, clique no bot�o Start Game [Iniciar jogo].

 

Velocidade do jogo de v�rios jogadores


  Jogos de v�rios jogadores s�o executados no m�ximo com a velocidade do computador mais lento do jogo. Se o jogo ficar muito lento enquanto voc� joga, talvez um ou mais jogadores tenham problemas de lat�ncia ou de taxa de quadros. Um �cone de tartaruga aparece ao lado do nome do jogador com a taxa de quadros mais lenta. (Para ver o �cone, ative Comandos avan�ados clicando no bot�o Advanced Commands [Comandos avan�ados] no canto inferior direito da tela. Clique ent�o no bot�o Statistics [Estat�stica] para mostrar os nomes de jogadores.)O jogador pode sair do jogo ou tentar melhorar o desempenho, conforme explicado no arquivo Leia-me do CD do Age of Empires II. Aparece um ponto amarelo ou vermelho ao lado do nome dos jogadores com uma conex�o lenta com a Internet. Um ponto amarelo indica lat�ncia de 300 milissegundos a 1 segundo. Um ponto vermelho indica lat�ncia maior que 1 segundo. Se o jogo estiver t�o lento que fique dif�cil jogar, conv�m salvar e depois restaur�-lo (consulte “Restaurando um jogo salvo de v�rios jogadores”, mais adiante neste cap�tulo). Se perder sua conex�o durante um jogo de v�rios jogadores, voc� n�o poder� reingressar no jogo, mas poder� restaurar um jogo salvo.

 

Salvando um jogo de v�rios jogadores


Para salvar um jogo de v�rios jogadores Clique no bot�o Menu no canto superior direito da tela, clique em Save [Salvar] e digite um nome para o jogo, ou selecione o jogo a ser salvo. Os jogos s�o salvos na pasta Savegame em que o Age of Empires II est� instalado. Restaurando um jogo de v�rios jogadores salvo Para poder restaurar um jogo de v�rios jogadores salvo, pelo menos dois jogadores oponentes devem estar conectados (isto evita trapa�as). Para restaurar um jogo de v�rios jogadores com jogadores do computador, o host original do jogo deve hospedar o jogo restaurado. Para restaurar um jogo de v�rios jogadores :

 

1 Se voc� estiver se conectando pela Internet, estabele�a sua conex�o com a rede antes de iniciar o Age of Empires II.
2 No menu principal, clique em Multiplayer [V�rios jogadores].
3 Selecione seu tipo de conex�o, conforme explicado em “Criando ou ingressando em um jogo de v�rios jogadores” anteriormente.
4 Se voc� estiver hospedando o jogo, clique no bot�o Restore [Restaurar] e escolha o jogo salvo a ser restaurado.
–ou–
Se voc� estiver ingressando no jogo, selecione-o na lista de jogos.

5 Siga as instru��es que aparecem na tela para obter o tipo de conex�o que voc� est� usando.

 

Desistir de um jogo de v�rios jogadores


   Quando voc� desiste de um jogo de v�rios jogadores, todas as unidades do mapa ficam vis�veis, de modo que voc� pode observar o jogo, mas n�o pode mais emitir comandos ou bater papo com outros jogadores. Para desistir de um jogo de v�rios jogadores Clique no bot�o Menu no canto superior direito da tela e depois clique em Resign [Desistir].

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