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"Os Turcos"

 :: HIST�RIA

As terras hoje ocupadas pela Turquia, foram muito disputadas ao longo dos s�culos, pois estavam justamente no cora��o das rotas mercantes entre Europa e �sia.

Esta parte da �sia Menor (atual Turquia), foi dominada durante muito tempo, pelos Persas e tamb�m por Alexandre, O Grande da Maced�nia. Mais tarde, quando o Imp�rio Romano do Ocidente colapsou, e a Idade das Trevas insurgiu-se, o Imp�rio Bizantino tomou conta da �sia Menor.

Em meados do S�culo XI, os ancestrais dos turcos modernos, invadiram a parte oriental do Imp�rio Bizantino, e come�aram a formar a base para o estabelecimento do Imp�rio Otomano.

Os Selj�cidas (povo n�made que deu origem aos turcos), viviam pr�ximos ao Mar C�spio. E como fora dito anteriormente, por volta do S�culo XI, atacaram o Imp�rio Bizantino e enfraqueceram muito o mesmo. Contudo, ao passo que atacavam os Bizantinos, eram capturados pelo Imp�rio de Bagd� e transformados em escravos. Foram convertidos ao Islamismo e usados para dar suporte (m�o de obra) ao Imp�rio de Bagd�.

 Entretanto, tais escravos, conseguiram virar a mesa num determinado per�odo da hist�ria e tornaram-se governantes de Bagd�. Sem op��es, o pr�prio Califa de Bagd� nomeou o l�der Selj�cida sult�o, ou seja, "Aquele que det�m o Poder".

Em 1071, os Selj�cidas acabaram o ex�rcito do Imp�rio Bizantino na Batalha de Manzikert. Tamb�m capturaram a cidade de Jerusal�m dos Eg�pcios mu�ulmanos, seus principais inimigos. O motivo de tal �dio entre os povos era a religi�o. Os Eg�pcios faziam parte do Islamismo Xiita, j� os Selj�cidas eram Sunitas.

A invas�o dos Selj�cidas resultou no surgimento de um Imp�rio que inclu�a a Palestina, as cidades sagradas da Ar�bia, as terras pr�ximas ao Golfo P�rsico e as montanhas de Samarkand, no oriente. A assustadora for�a emergente do Imp�rio Selj�cida motivou os crist�os, na Europa, a come�arem as Cruzadas. Durante os pr�ximos 200 anos, os Selj�cidas estariam engajados em uma guerra sangrenta contra os europeus.

Enfraquecidos pelas Cruzadas e pelas brigas internas entre Sunitas e Xiitas, os Selj�cidas foram presas f�ceis para Genghis Khan e seu fabuloso e impiedoso ex�rcito. Bagd� foi saqueada pelos Mong�is em 1258 e o Imp�rio Selj�cida ca�a em profunda desorganiza��o. Por�m, das cinzas de tal imp�rio, eis que surge um Sult�o de nome Osman. Ele e seu ex�rcito, com o apoio do povo mu�ulmano que fugia do terror mongol, foram atacar as cidades bizantinas no ocidente. Assim, com o crescimento dos territ�rios sob o comando de Osman aumentava cada vez mais, o Imp�rio Otomano estava estabilizado.

Em 1042 os Otomanos, foram novamente atacados pelos Mong�is, mas sobreviveram intactos e ainda conquistaram a capital dos Bizantinos, Constantinopla, em 1453.

Os Otomanos expandiram suas terras at� a Hungria, mas logo foram repelidos por for�as europ�ias. No S�culo XVI, o Imp�rio Otomano dominou toda �sia Menor, toda a Gr�cia e os B�lc�s, as terras pr�ximas ao Mar Negro, Ar�bia, Egito e grande parte do norte africano. Foi apenas ao fim da II Guerra Mundial, que os Turco-otomanos perderam o lugar de uma das mais influentes civiliza��es no mundo.

Atributos:
Unidade Exclusiva: Jan�zaro
Criada em: Castelo
Forte contra: Unidades de Quart�is Militares, Monges, Cavaleiros Teut�nicos.
Fraco contra: Arqueiros e manganelas. B�nus de equipe: Unidades de p�lvora treinadas 20% mais r�pido. Diversos: * Unidades de p�lvora +50% de pontos de vida, custo de pesquisa tecnol�gicas da p�lvora -50%
* Mineradores de ouro trabalham 15% mais r�pido
* Sem qu�mica
* Atualiza��o gr�tis da cavalaria leve
An�lise:
Jogando com turcos:

Buscar a Idade Imperial o mais r�pido poss�vel.

Coletar todo o ouro que voc� conseguir localizar.

Sobreviver sem muitos danos aos rushes.

Cumpra com rigor as regras e voc� ter� sucesso. Na Idade Feudal voc� ainda tem Skirmishers e Spearmen pra se defender, mas na idade do Castelo �o caldo engrossa�. Sua base vai ser visitada v�rias vezes por arqueiros e cavaleiros. Suas �nicas defesas s�o Camelos e Light Cavalry. Mas como diz o enunciado: �A melhor defesa � o contra-ataque�, fa�a incurs�es de Light Cavalry na base inimiga. Isto provoca um certo p�nico. O p�nico ser� ainda maior se logo ap�s um ataque da Cavalaria Leve, voc� entrar na base dele com um bando de Jan�zaros sedentos de sangue. Mas n�o se esque�a, Jan�zaros s�o fraquinhos contra arqueiros.

Muita gente n�o percebe que Light Cavalry, quando completamente atualizada, � uma excelente e r�pida unidade, mesmo na Idade Imperial.

Jogando contra os turcos:

Tire vantagens das fraquezas expl�citas dos Turcos. N�o permita que ele colete ouro. Se voc� tomar posse de dois ter�os do ouro do mapa, voc� ser� o vencedor. A depend�ncia turca aqui � t�o grande, que se voc� conseguir destruir aquele enorme ex�rcito de 20 Bombard Cannons e 30 Jan�zaros, muito provavelmente ele desistir�, porque pra montar outro igual ele vai precisar de 6150 em ouro. A for�a do Turco est� justamente nas car�ssimas armas de fogo. Como eles n�o t�m bons arqueiros, nem boa cavalaria, sua alternativa fica restrita ao champion, que sozinho n�o pode fazer milagres.

Como eles n�o t�m unidades de conten��o, infeste a base dele com Knights e Crossbowmen na Idade do Castelo. Ele vai ter s�rias dificuldades em lidar com isso.

A melhor estrat�gia contra o turco � o rush. Quanto mais tardia for � entrada dele na a Idade Imperial, maiores ser�o suas chances de vence-lo. Lembre-se: os Turcos levam quase 2 minutos de vantagem em rela��o a qualquer outro, por terem a Qu�mica atualizada automaticamente.

Jogando em equipe:

Bret�es, Bizantinos, Persas e Sarracenos s�o os melhores aliados para os Turcos, pois complementam as aus�ncias de Cavaleiros e Arqueiros. A miss�o mais importante de qualquer um desses aliados � dar o m�ximo de prote��o ao Turco durante os momentos de fragilidade. � como investir no futuro. Quando seu aliado turco chegar � Idade Imperial, o retorno certamente vir�. Mas s� prote��o n�o � suficiente, �s vezes ser� necess�rio dar tributos em ouro.

O Turco deve estabelecer v�rias rotas de com�rcio com seus aliados. Os aliados, por sua vez, devem proteger e garantir a continuidade dessa rota de com�rcio. O Aliado Sarraceno pode negociar ouro no mercado e suprir o Turco. As rel�quias devem ficar preferencialmente sob a sua guarda. Qualquer fonte de ouro � vital pra voc�. Seus aliados precisam entender isso e ajud�-lo.

Estrutura de jogo:
Light Cavalry + Heavy Camel + Elite Janissary + Bombard Cannon formam um quarteto assustador! Rapidamente eles transformam em escombros a mais s�lida das defesas. Turcos, juntamente com Teut�es, s�o os �nicos que podem se dar ao luxo de dispensar o uso de Trebuchets. Seus Bombard Cannons fazem o �trabalho� com a mesma efici�ncia, ou at� melhor. Mas caso voc� queira ser ainda mais destruidor, fa�a um segundo grupo com Trebuchets + Champions, se ainda tiver ouro pra isso.

Proteja a qualquer custo seu ex�rcito de armas de fogo, pois se voc� perde-lo, ser� um s�rio candidato a perder o jogo tamb�m. Use os camelos na defesa dele. Junte alguns monges pra curar as unidades �feridas�. Tenha o m�ximo de cuidado com os arqueiros inimigos, que s�o fortes contra camelos e Jan�zaros. Coloque a Cavalaria Ligeira em cima destes arqueiros.

Aspecto positivo:

Mineiros de ouro trabalhando 15% mais r�pido, tecnologias de p�lvora custando 50% menos e atualiza��o gratuita para Light Cavalry e Qu�mica s�o os pontos fortes dos Turcos. S�o ind�cios de uma civiliza��o muito poderosa j� no in�cio da Idade Imperial.

Tamb�m s�o razoavelmente fortes na Idade dos Castelos, pois s�o os �nicos a disporem de armas de fogo nesta fase do jogo. Um rush de Jan�zaros em conjunto com Light Cavalry pode causar s�rios danos ao inimigo. Atrasando-o bastante em seu desenvolvimento; ou at� mesmo aniquilando-o.

Aspecto negativo:

As 2 fraquezas:
Dependem seriamente (para n�o dizer terrivelmente) de ouro. Como Turco, se voc� n�o conseguir coletar mais ouro que seu oponente, dificilmente vencer� o jogo. Pra compensar esse ponto fraco voc� tem que ir atr�s de tantas minas quantas voc� puder pegar. Busque ouro agressivamente. Essa regra vale para qualquer civiliza��o, mas em se tratando de Turcos, � uma necessidade prim�ria, que deve ser realmente levada a s�rio.

N�o t�m boas tropas de defesa. A aus�ncia de elite skirmishers e pikemen torna os Turcos muito suscept�veis a rushes de arqueiros e cavaleiros. Como s�o lentos no desenvolvimento, devem se esfor�ar bastante pra sobreviver a tal tipo de ataque. Qualquer inimigo mais �esperto� vai fazer constantes rushes contra o Turco, portanto esteja preparado.

Mapa adequado:

Os Turcos se destacam em terra. Seus Hand Cannoneers e Bombard Cannons com 50% a mais de vida, formam uma combina��o arrasadora. Seu poder destruidor � compar�vel ao dos Hititas. N�o por acaso, os Turcos s�o, de certa forma, descendentes dos Hititas. Mas esse poder destruidor tem um pre�o: Ouro, ouro, muito ouro. Logo, os mapas realmente ideais para os Turcos s�o �Gold Rush� e �Crater Lake�, por motivos �bvios. Estes mapas possuem na regi�o central uma quantidade maior de ouro, que deve ser controlado a todo custo.

B�ltico e Mediterr�neo tamb�m s�o mapas razoavelmente bons. A marinha turca n�o � das melhores, mas tamb�m n�o � das piores. Neste caso, voc� deve pelo menos garantir um certo controle mar�timo, de forma a poder coletar sossegadamente o ouro das minas litor�neas.




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