Novidades |
Esse é o seu IP:
3.145.165.8
Ultilize-o para jogos on-line.
|
|
|
|
|
Bem Vindo ao
Maior Site de Age of Empires II - The Conquerors da História! |
Aumentar Tamanho da Letra (+A)
| Diminuir Tamanho da Letra (-a)
| Padrão (#)
Ir para o final dessa página
|
|
|
Downloads: game completo aqui no site.
Dicas: aplicativo para jogar online.
"Os Astecas"
Eagles: Forte contra Monges, Arqueiros,
Catapultas, Escorpi�es, Rams. |
|
:: HIST�RIA
Os astecas, considerado o povo mais civilizado e poderoso da
Am�rica pr�-colombiana, tamb�m chamados de m�xica ou tenochcas, chegaram no Vale
do M�xico por volta do s�culo XII d.C. Como seus predecessores Chicomoztoc (sete
grutas), s�o origin�rios de alguma parte desconhecida do noroeste do M�xico,
outros povos como os chichimecas, acolhuas, tepanecas, culhuas, toltecas e
pipiles, que tamb�m eram de l�ngua n�uatle, haviam chegado anteriormente �
regi�o. As sete tribos astecas, cuja quais eram guiadas por v�rios sacerdotes e
caudilhos, que iam seguindo as coordenadas do deus Huitzilopochtli,
assentaram-se no lago P�tzcuaro e em Coatepec antes de chegar ao vale do M�xico.
Depois de algumas lutas com outros povos, os astecas acabaram
fugindo para o Lago Texcoco, e seguindo as instru��es do Deuses para se fixarem
onde vissem uma �guia pousada sobre um cacto, devorando uma cobra, acabaram se
fixando em uma ilha do lago, onde constru�ram sua nova capital, Tenochtitl�n,
fundada no ano de 1325 d.C.
Durante os anos seguintes, os astecas e os tlatelolcas, grupo mex�catl
estabelecido numa ilha pr�xima, passaram a pagar tributos aos tepanecas de
Azcapotzalco. Em 1376, o pr�ncipe culhua Acamapichtli proclamou-se tlatoani
(rei) dos astecas, com o consentimento de Tezoz�moc, soberano tepaneca.
Huitzilihuitl sucedeu Acamapichtli em 1396 e, depois de casar com uma filha de
Tezoz�moc, conseguiu reduzir os tributos pagos a Azcapotzalco. Durante o reinado
de Chimalpopoca (1417-1427), neto de Tezoz�moc, os astecas ajudaram os tepanecas
a conquistar a cidade de Texcoco e aboliram o pagamento de tributos. Depois da
morte de seu av�, Chimalpopoca foi preso e morto pelo novo rei tepaneca, Maztla.
Tr�plice Alian�a.
A atitude agressiva de Azcapotzalco provocou a uni�o entre
Tenochtitlan, Texcoco e outro pequeno estado, Tlacopan. Os aliados venceram os
tepanecas e iniciaram um per�odo de expans�o territorial. A confedera��o das
tr�s cidades tinha um car�ter predominantemente militar, tanto ofensivo como
defensivo. Durante o reinado de Izc�atl, a Tr�plice Alian�a estendeu seus
dom�nios pela zona ocidental do vale do M�xico.
Entre 1440 e 1469 reinou em Tenochtitlan Montezuma (ou
Moctezuma) I Ilhuicamina, que consolidou as conquistas anteriores e empreendeu
outras. Nessa �poca se iniciou o per�odo �ureo de Tenochtitlan, tanto no aspecto
econ�mico como no art�stico, e organizaram-se as "guerras floridas", campanhas
militares anuais contra as cidades independentes de Tlaxcala e Huejotzingo com a
finalidade de fazer prisioneiros para sacrif�cios religiosos.
Axay�catl sucedeu Montezuma I em 1469. Durante seu reinado,
os astecas conquistaram a cidade de Tlatelolco e as regi�es do vale de Toluca,
ocupadas pelos matlatzimas, otomis e mazahuas. Entretanto, os tarascos de
Michoac�n, armados com espadas de cobre (os astecas usavam armas de pedra e
madeira), conseguiram conter o �mpeto conquistador da Tr�plice Alian�a.
Entre 1481 e 1486 reinou Tizoc, que morreu assassinado por
uma conspira��o palaciana. Seu sucessor, Ahu�zotl, ampliou ao m�ximo as
fronteiras do imp�rio asteca, impondo seu poderio sobre Oaxaca, Tehuantepec e
parte da Guatemala. Artes�os e comerciantes prosperaram durante seu reinado, e
Tenochtitlan viveu um per�odo de grande desenvolvimento art�stico e
arquitet�nico. Em 1502, depois da morte de Ahu�zotl, seu sobrinho Montezuma II
Xocoyotzin, eleito tlatoani, continuou a pol�tica imperialista de seus
precursores e fortaleceu o poder mon�rquico. Durante seu reinado cresceu o
descontentamento entre os povos submetidos pela Tr�plice Alian�a e houve o
primeiro contato com os conquistadores espanh�is, em 1519. Naquela �poca, o
imp�rio asteca se estendia por uma superf�cie de mais de 200.000km2 e tinha uma
popula��o de cinco a seis milh�es de habitantes.
Montezuma acolheu amistosamente os estrangeiros brancos,
acreditando que Hern�n Cort�s era a encarna��o do deus Quetzalc�atl, cuja
chegada havia sido anuciada por profecias. Algumas centenas de espanh�is,
apoiados por tribos ind�genas inimigas dos astecas, chegaram a Tenochtitlan,
onde foram recebidos como h�spedes. Um ataque asteca ao enclave espanhol de Vera
Cruz, na costa do golfo do M�xico, serviu de pretexto a Cort�s para aprisionar
Montezuma em sua pr�pria corte.
Quando come�aram a escassear a p�lvora e mantimentos, os
espanh�is tentaram escapar na calada da noite. Constru�ram apressadamente uma
ponte desmont�vel para atravessarem o passadi�o que fora sabotado e sa�ram �
meia-noite de 01 de julho de 1520. N�o iam longe quando os astecas deram o
alarme. Canoas encheram o lago e uma multid�o de �ndios invadiu o passadi�o.
Relatou D�az: "Vimos tantos guerreiros caindo sobre n�s e o lago t�o cheio de
canoas que n�o pod�amos nos defender... ...A uma calamidade seguia-se outra". Os
cavalos escorregavam e ca�am no lago, arrastando consigo os cavaleiros com suas
pesadas armaduras, espanh�is feridos afogavam-se por causa dos tesouros que n�o
queriam largar, voavam setas e lan�as, espadas retalhavam carne humana ao acaso,
gritos e tiros enchiam os ares. Cort�s escapou, mas � custa de 450 espanh�is,
4000 tlaxcaltecas e um n�mero incalcul�vel de astecas. Naquela Noche
Triste,Cort�s perdeu ainda a maior parte do tesouro, dos mantimentos, da
artilharia e metade dos cavalos.
Bandos de astecas continuaram dizimando o ex�rcito espanhol
de tal forma que a 7 de julho estava reduzido � um quinto do que fora e n�o
restava um �nico mosquete. Em otumba, espanh�is e tlaxcaltecas, esgotados de
tanto lutar viram-se obrigados a enfrentar mais uma horda de astecas. Combateram
incansavelmente durante todo o dia, mas no fim, a cavalaria conseguiu impor-se.
Finalmente, em 30 de junho de 1520, os guerreiros de Tenochtitlan, dirigidos por
Cuitl�huac, irm�o de Montezuma, obrigaram os espanh�is e seus aliados a
abandonar a cidade.
Pode-se dizer que Cort�s � dono do m�rito de ter inaugurado a
�Guerra Bacteriol�gica�, um escravo negro doente, trazido por ele de Cuba,
espalhou var�ola entre os astecas e os dizimou aos milhares a popula��o de
Tenochtitlan durante os meses seguintes. Enquanto isso, Cort�s se dedicou a
reorganizar e refor�ar seu ex�rcito e a preparar a invas�o � capital asteca. Em
abril de 1521, os espanh�is iniciaram o s�tio de Tenochtitlan. Os astecas, sem
�gua e alimentos, resistiram durante quatro meses. Em 13 de agosto houve o
assalto final, durante o qual os astecas defenderam valorosamente sua cidade at�
os �ltimos momentos. Cuauht�moc, o �ltimo tlatoani, foi preso pelos
conquistadores quando tentava escapar numa canoa com a inten��o de se refugiar
nas prov�ncias e reorganizar as for�as astecas. Ao ser capturado declarou:
�Estou certo de ter cumprido meu dever em defesa da minha cidade e dos meus
s�ditos e nada mais posso fazer...Tomai o punhal que tendes � cintura e mate-me
sem demora�
Cort�s, ap�s ter tomado a capital asteca, Tenochtitlan, a
descreveu da seguinte forma: �... a cada dia t�nhamos combates com eles. Os
bergantins iam queimando ao redor da cidade todas as casas e isolar que
podiam... E com tiros e os cavalos, fizemos enormes danos neles... Investimos
pelo meio e quebramos infinitas canoas e matamos e afogamos muitos dos nossos
inimigos. Era a coisa mais espetacular do mundo para se ver... Com isto e
algumas ciladas que preparamos, continuaram levando a pior, mas causava
admira��o v�-los lutando... Dali em diante come�amos pouco a pouco a tomar as
casas e isolar o que t�nhamos ganho de �gua... E logo demos com uma infinidade
de gente, por�m eram daqueles miser�veis, que saiam para buscar de comer, sendo
sua maioria mulheres e jovens, vindo quase todos desarmados. Fizemos tanto dano
neles por onde se podia andar pela cidade...de maneira que, por estarem assim
cercados, j� n�o tinham mais por onde andar, a n�o ser por cima dos mortos ou
pelos destro�os de suas casas... Era tanto o grito e choro das crian�as e
mulheres que n�o havia pessoa a que n�o lha tocasse o cora��o... Da �gua salgada
que bebiam, da fome e do mal cheiro, gerou-se uma mortalidade entre eles (na
verdade, foram conseq��ncias da var�ola) que atingiu a mais de 50.000 almas...�
A queda da capital, a pris�o do rei e a dispers�o do ex�rcito
asteca favoreceram a conquista do resto do imp�rio pelos espanh�is. Da capital
reconstru�da, Cort�s organizou diversas expedi��es pelo territ�rio mexicano e
centro-americano, que em 1534 foi convertido no vice-reino da Nova Espanha ou do
M�xico.
NOSSA OPINI�O
::: Mapa Adequado:
Terra, areia, p�. Tudo seco. � isso que resumimos o melhor
mapa para os astecas. Nunca �gua. Dessa forma s�o uma civiliza��o complicada de
ser escolhida em random maps. Os Eagle Warriors no quesito explora��o do mapa
n�o s�o t�o r�pidos quanto os batedores (scouts), por�m sua maior lentid�o �
compensada por seu maior campo de vis�o. Uma peculariedade que os diferencia �
que ele � capaz de ganhar uma disputa direta com um alde�o, mesmo se o �ltimo j�
estiver com a pesquisa do loom realizada.
::: Ponto Forte:
Sua infantaria completa (exceto halberdier) com seus respectivos b�nus a
tornam extremamente respeit�vel, e, talvez, a melhor de todas as civiliza��es.
Como seu ponto mais forte � a infantaria � uma civiliza��o relativamente simples
no controle.
::: Ponto Fraco:
Sua arquearia � fraca, perde pois n�o possui importantes
upgrades como Thumb Ring e Ring Archer Armor, utilize como alternativa o elite
skirmisher. Assim como seus irm�os meso-americanos n�o possuem cavalaria. Mas o
grande calcanhar de Aquiles dos astecas s�o as docas. Como n�o possuem Gale�es,
� uma civiliza��o praticamente in�til em batalhas mar�timas. A seguinte
afirma��o � v�lida: um jogador asteca deve fugir da �gua.
:::A Combina��o Mortal:
Elite Jaguar Warriors + Champions + Monks + Siege Onagers.
::: Jogando como Asteca:
Aproveite que os alde�es astecas carregam +5 para atrasar um
pouco o carrinho-de-m�o (whellbarrow) e transfira esse investimento para outra
finalidade (clicar antes para passagem de idade, upgrade de armamentos). Essa
caracter�stica econ�mica, que proporciona uma acelerada passagem pelas idades,
associada aos 15% de aumento de velocidade na produ��o de unidades militares
resulta na �bvia conclus�o de que aonde os astecas reinam � na infantaria. Essa
civiliza��o � capaz de fazer crescer de maneira muito r�pida seu ex�rcito, cuja
r�pida velocidade de reposi��o pode acabar por minar as tropas inimigas.
Associado a sua tecnologia �nica Garland Wars (+4 de ataque), forma um ex�rcito
de respeito. A tecnologia �nica (Garland Wars) � relativamente barata como
investimento e ajuda a transformar os pikemen astecas (que n�o possuem
halberdiers) em "halberdiers disfar�ados de pikemen". Os astecas possuem os
melhores monges do jogo, portanto utilize-os. N�o utiliz�-los (muitas pessoas
n�o os fazem pois requerem um pouco de micro-manejo) � decisivo para o
infort�nio quando jogando como astecas. De maneira alguma podem deix�-los de
lado, pois seu b�nus de +5HP para cada tecnologia pesquisada no monast�rio �
duplamente ben�fica, pois aumenta os HP e tamb�m deixa os monges mais poderosos.
Por �ltimo, rel�quias!!! Isso mesmo, +33% de recolhimento de ouro quando na
posse de uma rel�quia � um presente que n�o pode ser desperdi�ado, nunca esque�a
de mandar o primeiro monge ir recolher as rel�quias espalhadas pelo mapa. Suas
armas de cerco n�o fazem feio e devem ser utilizadas, principalmente quanto a
ataques de longa dist�ncia, utilize as onagers. Mantenha em mente que o �pice da
efici�ncia dos astecas � na Idade dos Castelos, com um pequeno decr�scimo na
Idade Imperial.
::: Jogando Contra os Astecas:
Lembre-se que se for atacado pelos eagle warriors, os
upgrades de sua infantaria ser�o fundamentais, pois eles possuem b�nus contra os
eagle warriors na seguinte propor��o (Militia +0 ataque; Men-at-arms +2 ataque;
Long Swordsman +4 ataque; Two-handed swordsman +6 ataque, Champion +6 ataque).
Contra-atacar utilizando somente infantaria deve ser feita com cuidado, pois a
unidade �nica asteca, o Jaguar, � a infantaria anti-infantaria. Utilize armas de
longo alcance (arqueiros, onagers) para abater os monges inimigos, pois se o
jogador for realmente bom n�o deixar� escapar a oportunidade de utiliz�-los. Ter
um advers�rio asteca � ter um advers�rio previs�vel, proteja-se da infantaria e
dos monges.
::: Jogando em Equipe:
Procure as civiliza��es que acelerem a produ��o de unidades
em 20% (Hunos-est�bulo; Godos-barracas; Bret�es-arquearias; Celtas-armas de
cerco) para ganharem ainda mais em velocidade e encherem o mapa. Os astecas
ainda podem ajudar seus aliados pois possuem o b�nus +5 de carregamento, o que
permite um avan�ar entre idades mais consistente.
:: ATRIBUTOS
::: Unidade Exclusiva: Guerreiro Jaguar.
::: Criada em: Castelo.
::: Forte contra: Infantaria anti-infantaria.
::: Fraco contra: Arqueiros.
::: B�nus de equipe: Rel�quias retornam +33% de ouro.
:::: Inicia com o eagle warrior, n�o um batedor (scout).
:::: Alde�es carregam +5.
:::: Todas as unidades militares s�o criadas 15% mais rapidamente.
:::: Monges recebem mais 5 pontos de vida para cada tecnologia do monast�rio
pesquisada.
CURIOSIDADES
As ruas de Tenochtitl�n eram t�o bem varridas que se podia
andar descal�o sem perigo de ferir os p�s, escreveu um dos religiosos que seguia
Cort�s.
A popula��o de Tenochtitlan, girava em torno de 300.000
habitantes, num per�odo que 50.000 almas eram mais do que suficientes para dar a
qualquer cidade europ�ia o status de grande centro urbano. A glamourosa Paris
contava com apenas 180.000 habitantes ao passo que Londres, a grande megal�pole
europ�ia tinha 250.00
Quando se deparou com a capital asteca Cort�s descobriu q
passear por ela era como visitar a Atenas de Arist�teles: �milhares de �ndios,
com capas sobre os ombros, fervilhavam entre mercados, pal�cios e oficinas
espalhadas por todos os cantos.�
A moeda, como meio de troca, n�o era conhecida por essa
civiliza��o. O que n�o impedia uma intensa atividade comercial entre astecas.
Grandes feiras vendiam de tudo em Tenochtitl�n: tecidos, milho, aves, cal�ados e
bebidas. Caravanas de negociantes cruzavam o imp�rio � que na �poca de Montezuma
II contava com 38 prov�ncias e vinte povos � trocando manufaturados da capital
por jade, esmeraldas, plumas, conchas do mar e uma infinidade de outros produtos
de luxo. Numa sociedade que nem conhecia a roda como utens�lio para o
transporte, isso n�o era pouco.
Frente �s tropas astecas de cavaleiros-�guia e cavaleiros
jaguar, Cort�s mostrou-se um h�bil dissimulador e estrategista. Sabia que o
confundiam com um deus � Quetzalc�atl � e portava-se como tal. Quando descobriu
que eles n�o conheciam o cavalo ordenou a seus homens que os animais mortos nas
batalhas fossem enterrados para que os �ndios n�o descobrissem que eram de carne
e osso. Segundo os c�dices dos astecas, documentos que eles escreviam para
registrar sua hist�ria, ao receber a comitiva de embaixadores de Montezuma o
conquistador mandou que seus soldados fizessem os cavalos galopar e disparassem
os canh�es ao mesmo tempo para impressionar os emiss�rios do imperador. O
impacto foi t�o forte que todos desmaiaram.
Quando soube, atrav�s de seus emiss�rios, que Cort�s queria
v�-lo, Montezuma II ficou sem voz. O imperador, em asteca tlatoani, �aquele que
fala', ficou mudo e perdeu seu poder".
Estrat�gias usadas com Aztecas:
Jogos Gravados com Aztecas
|
VENHA JOGAR ON-LINE COM CENTENAS DE
PESSOAS
SUPORTE 24 HORAS
|
Para jogar, basta acessar o mIRC
ou copiar um dos IPs anunciados no mIRC,
abrir o jogo, clicar em "Multiplayer", "Conexão TCP/IP com a Internet para
DirectPLay", "Show Games", coloca o IP e pronto.
Não ta conseguindo jogar
On-Line? Resolva com esse
SUPER-TUTORIAL!
|
|
|
|
|
Sites Amigos |
AgeMania
Conheça o melhor Site Brasileiro de Age of Empires |
|
Coloque um WebChat
da rede AgeMania em seu site ou do seu clan!
|
|
|
|